TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

6

março 2012

0

COMENTÁRIOS

Esculturas abstratas geram sombras definidas

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

Escultura John V. Muntean

O artista e cientista John V. Muntean é o autor de curiosas esculturas baseadas na percepção visual. Trata-se de figuras abstratas fabricadas em madeira, atravessadas por uma pequena vara e montadas em sua base. De acordo com Muntean, as esculturas estão baseadas na Rotação do Ângulo Mágico, um conceito físico utilizado na ressonância magnética nuclear: “A rotação do ângulo mágico é uma técnica científica que simula uma molécula caindo mecanicamente através do espaço. O efeito é para intercambiar, rapidamente, os três eixos de coordenadas cartesianas (x, y, z). Um fenômeno complexo observável no espaço tridimensional (como os momentos magnéticos nucleares de uma molécula estática) que pode ser representado por tensores de 3 x 3 ou por conjuntos de nove números; a rotação do ângulo mágico simplifica tal quantidade a valores individuais isotrópicos.“.

Quando a escultura é iluminada desde um ponto acima, e é girada a um ângulo de 54,74º, três sombras se alternam. Por cada 102º de rotação, as formas abstratas criam uma sombra diferente. Tudo isso também é gerado por nossa própria perspectiva ou ponto de vista. O trabalho de Muntean já foi exposto em diversas galerias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>