TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sábado

30

julho 2011

0

COMENTÁRIOS

Ferramentas para curadoria de conteúdos na internet não são eficientes

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

curadoria da informação

A curadoria de conteúdos digitais tem se tornado emergente dada a avalanche de informações produzidas cada minuto na internet. Ferramentas para curadoria de conteúdos, como Paper.li, Pearltree, Scoop.it, disponibilizadas on line, contudo, ainda não são suficientes. Isso porque estas são redes editoriais que permitem ao leitor organizar os conteúdos relevantes sobre determinado tema de uma nova forma.

O curador de conteúdos é um especialista em um tema, um “desbravador de trilhas” que, com eficiência, encontra, agrupa, organiza e compartilha o mais relevante conteúdo online. Nesse sentido, as ferramentas disponíveis cumprem o seu dever, pois possibilitam aos usuários “peritos” recolherem os dados de sua navegação na rede e organizá-los. O interessante dessas ferramentas é a possibilidade de compartilhar nas redes sociais, em tempo real, os dados informacionais publicados no perfil. No entanto, apenas permite a coleção de notícias credíveis e confiáveis, fontes de informação segura acerca de seu tema preferido.

A tarefa do curador de conteúdos se completa quando este não apenas peneira a avalanche de informações como também agrega valor e conhecimento, ou seja, cria uma nova identidade à informação e a contextualiza. O curador de informação introduz, assim, elementos de correção e de verificação das informações produzidas. E esta é a principal função do curador de conteúdos. Não basta recolher notícias e publicá-las em plataformas que transformam qualquer pessoa em editores de revistas e jornais a partir da escolha de um tema pelo qual somos apaixonados. É preciso atribuir sentido às notícias recolhidas. É o curador que deve avaliar a notícia e não um conjunto de textos concentrados sobre o mesmo tema o que define a credibilidade do curador. Logo, o curador é aquele que agrega informação, que torna confiável e credível o conteúdo publicado.

Embora não seja uma ferramenta para curadoria de informação, acreditamos que, no campo da artemídia, o site Next Nature, administrado pelo artista e designer Koert van Mensvoot, seja um modelo de atuação de curadoria de conteúdos na rede, no campo da artemídia. A partir do conceito de próxima natureza, o site explora nossa relação com a natureza. A partir da compreensão de que o homem vem, ao longo do tempo, modificando a natureza e seu entorno, a página web visualiza, investiga e busca ententer as implicações dessas mudanças em nossa vida cotidiana. Assim, o site reúne uma série de conteúdos e os contextualiza em sua temática, tornando-se, para usuários interessados na temática, uma fonte credível e confiável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>