TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

19

julho 2012

1

COMENTÁRIOS

FILE 2012 apresenta ‘Efecto Mariposa’, instalação de Patricio González Vivo

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

efecto mariposa patricio gonzalez vivo

No dia 4 de junho de 2011, o vulcão Puyehue, após várias décadas de inatividade, expulsou junto com material piroclástico uma coluna de cinzas de 10 Km de altura e cinco de largura. Isso provocou um desastre natural com fortes repercussões ambientais e financeiras na região. Ao mesmo tempo em que, e de forma paradoxal, as cinzas causou a morte de seres vivos, garante a fertilidade da região para anos futuros.

Essa mesma cinza é a matéria prima da obra. Efecto Mariposa, de Patricio González Vivo, é uma instalação interativa que explora como a destruição e a criação se combinam em uma dança fractal e infinita, colocando em manifesto a capacidade da vida de abrir caminho diante das adversidades.

Isso se realiza mediante a simulação, em tempo real, de um ecossistema sobre a superfície de um conjunto de cinzas vulcânicas. O interator poderá modificar com suas mãos tanto a “topologia” como a “atmosfera” desse mundo virtual, desatando toda classe de mudanças climáticas e topográficas que influem diretamente sobre as condições da vida.

A obra convida o público a alternar a percepção entre o micro e o macro para descobrir a complexidade e a riqueza do mundo que nos rodeia, bem como a participar desse contexto e por ele se responsabilizar.

Efecto Mariposa é uma das instalações presentes no FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, que ocorre até dia 29 de agosto em São Paulo.

Confira a programação do FILE 2012.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>