TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

11

outubro 2011

0

COMENTÁRIOS

Freedom, a escultura de Zenos Frudakis: um incrível hino à liberdade

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

freedom zenos frudakis 01

A escultura Freedom, do artista Zenos Frudakis, localizada na sede mundial da GSK (GlaxoSmithKline), na Filadélfia, Pensilvânia, é um hino à luta pela liberdade. De acordo com o artista, em seu site pessoal, “a composição se desenvolve da esquerda para a direita, começando com uma espécie de múmia/morte como figura cativa. No segundo quadro, a figura, que lembra Rebellious Slave, de Michelângelo, começa a se agitar e luta para escapar. A figura no terceiro quadro rasgou-se do muro que o mantinha cativo e está saindo, chegando para a liberdade. No quarto quadro, a figura é inteiramente livre, vitoriosa, os braços estendidos, completamente afastada da parede. Ele evoca uma fuga da sua própria mortalidade.”

Frudakis realizou essa escultura em grande escala, buscando preencher as paredes vazias do edifício e proporcionando, aos visitantes, sempre um novo olhar para a obra. Além disso, pensou na possibilidade de interação do público com a escultura. Não apenas a partir de uma reflexão intelectual, e mesmo emotiva, acerca da luta pela liberdade, mas também fisicamente. Na escultura há um espaço no qual está escrito “Estou aqui”, para que as pessoas possam colocar-se dentro e passar a fazer parte da obra.

De modo criativo, a escultura propõe o libertar-se das limitações da mortalidade. Veja algumas das imagens da obra e acesse o site do artista para conhecer um pouco mais de seu trabalho: Zenos Frudakis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>