TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

10

abril 2012

0

COMENTÁRIOS

Híbrido ao pulso, a gambiarra híbrida de Ricardo Brazileiro

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

hibrido ao pulso ricardo brazileiro 00

Híbrido ao Pulso, instalação em arte eletrônica e tecnologias livres do artista-pesquisador Ricardo Brazileiro, utiliza uma gambiarra híbrida composta por organismos vivos de plantas e circuitos-sensores (wheatstone bridge) que capturam as reações dos organismos em diálogo com os movimentos locais (o entorno, a respiração, o toque, o movimento, a alimentação dos organismos). As reverberações desses diálogos são resignificadas em uma paisagem sonora sensitiva. Uma monitoração artificial dos acontecimentos locais com duas câmeras, onde os pulsos dos organismos influenciam no resultado do vídeo, provoca novos sentidos que refletem o cotidiano dos indivíduos enquanto produtores de desequilíbrios e singularidades.

Conforme explica o Brazileiro, em seu site pessoal, “a gambiarra híbrida interage com sistemas orgânicos e artificiais, reverberando sensações através de pulsos sensoriais que possibilitam diálogos, em tempo-real, com o cotidiano e seus acontecimentos que desequilibram a rotina diária. A interface não apenas observa o dia-a-dia local como também interfere diretamente nele, provocando novas singularidades e sentidos a partir da relação entre organismos-máquinas-acontecimentos que promovem interações que revelam novas linguagens sinestésicas através dos movimentos do cotidiano urbano“.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>