TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

27

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

I.E.D., videoinstalação monocanal de Gisella Motta e Leandro Lima

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

IED_FRAME

I.E.D. (Improvised Explosive Device), uma videoinstalação monocanal, de Gisella Motta e Leandro Lima é composto a partir da representação de um coração formado por quatro bombas caseiras que se mantém pulsando prestes a explodir, revelando assim a violência iminente. O projeto retoma uma estratégia frequente no conjunto de suas obras: a combinação de elementos opostos em racionais exercícios de desprogramação de rotinas. Isso aparece na forma como os equipamentos são tomados para executar as mesmas funções para que foram projetados, porém não do modo como o fazem no cotidiano.

É o que ocorre aqui, por meio da instrumentalização de uma câmera projetada para gravar em alta velocidade, cenas de ação e movimento intenso, sendo utilizada para manter o pulso de uma bomba que nunca consuma sua ação mortífera. Inteiramente feita de lixo doméstico, prenuncia uma tragédia que não chega ao fim, operando uma crítica sutil e forte à banalidade da militarização do cotidiano.

A videoinstalação monocanal I.E.D. (2007), de Gisella Motta e Leandro Lima, é uma das obras participantes da III Mostra 3M de Arte Digital, que ocorre no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, entre os dias 15 de agosto e 16 de setembro de 2012.

Sobre os artistas:

Gisela Motta e Leandro Lima (São Paulo, SP, 1976) formaram-se em Artes Plásticas na FAAP em 1999. Desde 1998 participam de diversas mostras coletivas no Brasil e no exterior. Entre elas, destacam-se: 1º Bienal fin del mundo, Ushuaia, Argentina, 10º Bienal de Havana, Höhenrausch.2, OK_Centrum, Linz, AU e Supertemporal – International videoart today, Kulturhuset Museum, Stockholm, SE. Em 2012 apresentaram a individual “Anti-Horário” na galeria Vermelho. Foram artsitas residentes no Hiap, Helsinki, Finlandia, no programa da Unesco (2007) e no MAMAM (Recife, 2011) . Foram agraciados com os prêmios: 2º Prêmio Marcantonio Vilaça, SESI CNI, 13º Prêmio Cultura Inglesa Festival, 8º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, e CIFO 2010 – Cisneiros Fontanals Art Foundation, Miami, EUA. Em 2012 foram indicados para concorer ao Prêmio Nam June Paik 2012.

©Texto de divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>