TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

1

março 2012

0

COMENTÁRIOS

Instalação “Marcos Vasconcellos”: construindo narrativas visuais ao acaso

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

instalação marcos vascocellos 07

Concebido para a exposição coletiva CENTOPÉIA, (2011), no Museu do Ingá, em Niterói, a instalação “MARCOS VASCONCELLOS” é o primeiro trabalho resultante da união de três artistas: a cineasta (e escritora) Thereza Lessa, o artista plástico Marcos Vasconcellos e a diretora de fotografia (e fotógrafa) Isabella Fernandes.

Dando continuidade às intervenções do “ÑGrupo”, em espaços públicos – fundado originalmente por Lygia Pape, Beatriz Luz, Ivens Machado, Victor Arruda e Adolfo Montejo Navas – e constituído desta vez com a apresentação de trabalhos de 22 artistas convidados, o Museu do Ingá foi escolhido para a ocupação buscando estabelecer um diálogo entre a arte contemporânea e o seu acervo histórico, artístico e arquitetônico.

Coube a nós três, autores do trabalho “MARCOS VASCONCELLOS”, ocupar o piso de placas alternadas de mármore em preto e branco, com esta obra.

Pensando criticamente sobre a imposição da imagem, no mundo contemporâneo, onde o narcisismo é predominante, radicalizamos ao apresentar uma obra em que o que se revela é a performance do artista trabalhando. Ou seja: a imagem do artista.

Ao estabelecermos uma analogia lúdica entre o espaço dado e o que constitui o trabalho em preto e branco – feito exclusivamente com grafite, pelo artista Marcos Vasconcellos -, criamos um jogo de dados, composto por três cubos, respectivamente, conceituados como “mente”, “coração” e “mão” (alusão ao “Metrópolis“, do Fritz Lang), recortados num espaço de vinte e cinco metros quadrados, como num tabuleiro de xadrez, enquadrados pelo poema (“Um Lance de Dados“, de Mallarmè) onde a ação interativa da manipulação dos cubos, ao acaso, permita que o espectador também estabeleça, através das imagens e das fotomontagens, novas leituras ou associações a partir da narrativa visual, inscrita na instalação.

Texto produzido por Isabella Fernandes, Marcos Vasconcellos e Thereza Lessa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>