TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

26

abril 2012

0

COMENTÁRIOS

James Cameron não pagou direitos de uso da imagen de um Picasso em Titanic 3D

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

titanic-picasso

A Sociedade dos Direitos dos Artistas enviou ao diretor James Camaron carta reclamando indenização pela reprodução da obra Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, em Titanic 3D.

De acordo com Theodore Feder, presidente executivo e fundador da sociedade, uma infração de copyright foi apresentada depois do lançamento do filme original em 1997, chegando-se a um acordo satisfatório entre ambas as partes com bastante rapidez. Entretanto, a sociedade entente que a nova versão em 3D de Titanic faz um novo uso da obra, logo seria necessário um acordo de uso da imagem no filme.

Em Titanic, a heroína da história de amor condenada ao fracasso, Rose DeWitt Bukater mostra a pintura já a bordo do transatlântico como mostra de sua riqueza e gosto vanguardista artístico. Ainda na versão original, a pintura também aparecia no fundo do oceano, após o afundamento do navio. Esta cena não está incluída na versão 3D.

Até o momento, não houve esclarecimentos por parte de James Cameron sobre a demanda de infração de copyright. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>