TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

30

maio 2012

0

COMENTÁRIOS

Lalulula.tv, curadoria de conteúdo audiovisual sobre arte contemporânea

Escrito por , Postado em Call for Contributions, Destacadas, Estéticas Tecnológicas, Eventos, Exibições, Exposições

lalulula

Luciana “lalulula” Ponte é uma autêntica curadora de conteúdos digitais na Rede. A internet permite o compartilhamento de uma infinidade de vídeos. Luciana Ponte se deu conta de que, no campo da arte contemporânea, a Rede reconfigura os perfis profissionais. Críticos e curadores de arte começam a ganhar destaque em programas de televisão, produzem filmes e documentários e os compartilha na Rede. Os artistas já não dependem tanto das galerias para tornar seu trabalho notável. Produzem seus próprios espaços na internet para promoção e distribuição de sua arte.

Luciana, em seu processo de pesquisa de material audiovisual sobre arte contemporânea, se deu conta da riqueza escondida entre tantos vídeos compartilhados diariamente na internet. Criou, então, lalulula.tv, um videoblog, no qual compartilha todo o material relacionado a arte e meios de comunicação que encontra e seleciona. Além disso, investiga as novas formas de criatividade social que surgem na Rede.

A internet matou a televisão

A seriedade de seu trabalho lhe rendeu um convite do Centro de Produção e Investigação em Artes (Cepia) da cidade de Córdoba (Argentina), para curar uma mostra no Museu Emilio Caraffa (MEC) na mesma cidade, que se inaugurará no próximo dia 12 de julho.

A internet matou a televisão. A terrível amplitude da internet nos dá acesso a um vasto material jamais visto. Esses fragmentos culturais, essas gravações de vídeo digital de todas as partes e autores do mundo, se transformam em uma imagem de nosso tempo e nossa cultura, uma escultura televisiva de criação coletiva que consiste em um fluxo global de ideias, um ponto de inflexão entre a era industrial e a da informática, entre os séculos XX e XXI.

A partir disso, o Lalulula convida a todos os artistas que queriam compartilhar suas produções audiovisuais a que enviem seu material para ser selecionado e integrar uma projeção dentro do marco da exibição. Poderão enviar seus trabalhos artistas de qualquer nacionalidade, profissionais ou amadores.

O artista pode apresentar mais de uma obra. A temática é livre, bem como o tempo de duração da obra, mas terão prioridade os vídeos que apresentem temas recorrentes na programação de lalulula.tv, tais como: o mundo da arte contemporânea como espetáculo, mediatizado e ficcionalizado; a internet como ferramenta criativa.

As obras podem ser enviadas por internet na melhor resolução possível ao link lalulula.tv@gmail.com. O artista deve enviar link e descrição do vídeo. A data de limite de entrega dos trabalhos é de 29 de junho de 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>