TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

19

junho 2012

1

COMENTÁRIOS

Minuphone, a cabine telefônica interativa de Marta Minujín

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

minuphone marta mujin 02

Acima a cabine telefônica de 1967 apresentada em Nova York. Abaixo a cópia contemporânea de exibição 2010-2012.

 

Minuphone é uma cabine de telefone público convencional com sete efeitos especiais, que se produzem ao efetuar uma chamada interurbana de dois minutos de duração. Este é um projeto da artista Marta Minujin apresentado, ainda em 1967, na Howaerd Wise Gallery de Nova York. Em 2010 a artista propõe uma nova versão para a cabine.

Quando o usuário tem acesso à cabine é surpreendido por uma série de eventos e efeitos que se disparam de forma aleatória. Dentro da cabine, um guia com instruções indica que a pessoa deve realizar uma chamada de dois minutos de duração.

Os efeitos sensoriais são, então, desencadeados ao efetuar a chamada telefônica, combinando diferentes sequencias cada vez: mudanças de luzes, vento, subida de água colorida, deformações da voz e transmissão da imagem de quem fala por circuito fechado de televisão a um motor no chão da cabine, entre outros.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>