TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

1

fevereiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Museu do Prado revela que primeira cópia de ‘Mona Lisa’ foi pintada por um discípulo de Da Vinci em seu estúdio

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

gioconda del prado

O Museo del Prado de Madri, depois de um processo minucioso de restauração da cópia do famoso quadro de Leonardo Da Vinci, La Gioconda, descobriu que sua relevância é ainda maior da considerada até agora, já que foi realizada no próprio estúdio do humanista italiano Leonardo Da Vinci, enquanto este pintava a original.

Fontes do museu informaram à Efe que os restauradores descobriram sob o fundo negro do quadro, acrescentado posteriormente, a mesma paisagem toscana que a de Mona Lisa do Louvre (França) e, ao estar a cópia em melhor estado de conservação, joga luz sobre o enigmático quadro de Lisa Gherardinni e seu icônico sorriso.

 

Imagem da cópia de Mona Lisa, realizada por discípulo do artista italiano Leonardo Da Vinci.

 

Com maior nitidez no sfumato criado por Da Vinci e uma nova luminosidade no rosto da retratada que faz considerar Mona Lisa não tão madura como se intuía no original, a descoberta desta cópia foi certificado não só por El Prado como também pelo próprio Museu do Louvre.

A conclusão foi possível após submeter a obra a reflectografias com raios infravermelhos, que as retificações da cópia são praticamente exatas às realizadas por Da Vinci, o que faz pensar que o discípulo presenciou o processo de criação da obra e introduziu as mesmas mudanças do mestre.

 

Imagem da Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci.

 

Antes da restauração, acreditava-se que a tela tinha sido pintada sobre carvalho, o que descartava como cópia feita na Itália. A obra havia sido datada no primeiro terço do século XVI, como contemporânea à obra de Da Vinci, mas agora a autoria se divide entre dois de seus alunos mais próximos: Andrea Salai e Francesco Melzi. A descoberta, que será apresentada oficialmente em 21 de fevereiro, viajara à exposição que o Louvre prepara sobre A Santa Ana de Leonardo, prevista entre 29 de maio e 25 de junho, de forma que as Mona Lisa “gêmeas” estarão novamente juntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>