TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

15

outubro 2012

0

COMENTÁRIOS

Museu Metropolitan apresenta “A fotografia manipulada antes do Photoshop”

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

A exposição “Falseando isso. A fotografia manipulada antes do Photoshop” (Faking it. Manipulated photography before Photoshop), recentemente aberta no Museu Metropolitan mostra como a fotografia sempre mentiu.

De fato as câmeras digitais e os softwares como Photoshop permitiram uma guinada na criação fotográfica sem precedentes. No entanto, o desejo de falsear a imagem esteve presente entre os fotógrafos desde sempre. E justamente tendo em conta essa perspectiva, o Metropolitan apresenta obras fotográficas de Gustave Le Gray, Carleton E. Watkins, Edward Steichen, F. Holland Day, Maurice Tabard, Dora Maar, John Baldessari, Duane Michals.

A curadora da exposição Mia Fineman se baseia em um processo de investigação que visa a mostrar como artistas – de 1840 a início da década de 1990 – buscaram criar obras fotográficas, manipulando e falseando o registro, criando um mundo que pouco tinha a ver com o capturado.

Um total de 200 fotografias estão divididas em seis seções: A foto perfeita, O artifício em nome da arte, Política e persuasão, Novidades e surpresas, Fotografias impressas, O olho da mente e Photoshop.

Mais imagens fotográficas:

Metropolitan Museum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *