TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

1

novembro 2011

1

COMENTÁRIOS

O artista chinês Daniel Lee afirma que personagens do filme ‘Avatar’ foram copiados de seu trabalho “Manimals”

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

avatar filme

Um artista chinês garante que os “na’vi” do filme recordista de bilheteria “Avatar” foram inspirados em seus “Manimals”, a simbiose entre animais e seres humanos que ele criou na década de 1990 com a série de mesmo nome e que atualmente estão em exposição em Pequim. As informações são do jornal espanhol “La Información”.

O artista Daniel Lee, nascido em Chongqing em 1945 com o nome Li Xiaojing, é um artista formado em Taiwán e nos Estados Unidos. Lee não é um desconhecido: suas fotografias estão incluídas em coleções públicas e privadas no Museu de Arte de Nova York do Brooklyn, no Museu de Arte de Xangai, no Museu Nacional de Arte de Taiwan e no Museu da Moda da Cidade de Paris.

Em sua retrospectiva inaugurada este mês na galeria pequinesa Bridge, do distrito artístico de Dashanzi, humanos de rosto simiesco, olhos de lagarto e feições alargadas observam os visitantes nas obras das séries “Manimals”, “Origins” e “Nightlife”, que Lee criou nas últimas duas décadas.

De acordo com o jornal, a semelhança com os habitantes azuis do fictício planeta Pandora de “Avatar” (2009) é mais que evidente, mas Lee mede cada uma de suas palavras ao falar do assunto por temer qualquer conflito com a produtora e distribuidora 20th Century Fox.

“Temos que levar em conta que nos Estados Unidos há um problema com os direitos de autor. Se um indivíduo ou uma companhia copia alguém mas se sua modificação é superior a 25%, não podemos denunciá-los”, explica Lee em voz baixa.

Depois de alguns momentos de reflexão, ele continua: “De certo modo, é bonito que aconteça algo assim em uma era de informação compartilhada, o que significa que, sim, tenho muita certeza de que usaram minhas imagens, que eu criei antes que fosse feito o filme. Mas a Fox é uma empresa muito, muito grande. Não posso brigar com eles”.

Lee se recusa a confirmar se trabalhou com o diretor de “Avatar”, James Cameron, mas explica que trabalhou “com outro cineasta, também para a Fox, para a criação de um conceito similar há sete anos”.

Nesse momento, a tecnologia 3D não estava tão desenvolvida e o plano foi abandonado até que foi recuperado pelo oscarizado diretor de “Titanic”, com uma história diferente baseada na biodiversidade e no imperialismo, “mas com o mesmo conceito de animação”, explica Lee, que atualmente mora em Nova York.

“Não sei em que medida se inspiraram em meu desenho original, mas obviamente não estou muito contente. Muitos me disseram para denunciá-los, mas nos EUA não há justiça, tudo se baseia no dinheiro”, desabafa Lee, que já deu palestras em universidades como as de Harvard, Maryland, Pequim e Xangai.

Via @OGlobo

Conheça a obra Manimals, de Daniel Lee.

Link-se:

Manimals

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>