TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

28

maio 2012

1

COMENTÁRIOS

O cinema de Dellani Lima

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

dellani lima cinema 01

Nascido na Paraíba, criado em Fortaleza e Belorizontino por paixão, Dellani Lima é um artista da resistência e da urgência. Seus longas são uma expressão de sua busca estética pela influência do capitalismo nas relações afetivas, no tempo e nas relações de interação humana e social. Suas imagens se alimentam do caseiro, do cotidiano, da realidade, mas com códigos da dramaturgia e paradigmas da arte conceitual.

Praticante da contracultura popular do ‘Faça Você Mesmo!’ sua obra traz referências de movimentos do underground, como o punk, o cinema marginal e poéticas da emergência. Em Netsplit (2003), experimenta ficções a partir da realidade que o circula, paisagens, gestos e discursos se cruzam em sentidos diversos. Sobre o Amor em Tempos Difíceis (2004), uma reconstrução de memórias que aposta na potência do falso. O Céu está Azul com Nuvens Vermelhas (2006) costura as pesquisas de ficção e dramaturgias poéticas com documentário.

Em O Sonho Segue Sua Boca (2007) Dellani Lima apresenta um manifesto sobre a situação do cineasta independente no Brasil e um libelo contra a lógica capitalista de produção. A inquietude do artista reverbera na sua produção, muitas vezes como um contraste, contrapondo sua personalidade compulsiva e falante. Uma silenciosa poética atravessa o longa Sociedade dos Amigos do Crime (2009) sua narrativa é construída em gestos, rituais e rock. Os filmes de Dellani Lima são um potente descolamento de olhar para exploradores em busca de um olhar curioso.

Texto de:

Ana Moravi é realizadora e pesquisadora das artes visuais. Mestranda em Arte e Tecnologia da Imagem na EBA/UFMG, desenvolve projetos com cinema, vídeo, música e arte-educação. Integrou o 30º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte (BOLSA PAMPULHA 2010/2011).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>