TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

10

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

O ‘picasso’ que escandalizou o aeroporto de Edimburgo

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

picasso-censura-aeroporto-edimburgo

Uma nova polêmica envolve um quadro de Picasso. Um cartaz promocional do artista espanhol, que representa um nu pintado pelo artista e que se encontra no aeroporto de Edimburgo (Reino Unido), foi coberto com uma tela branca devido protestos de alguns viajantes. Ao mesmo tempo, as críticas à censura na internet levaram à medida de descobrir o cartaz novamente.

A obra eleita para ilustrar a exposição “Picasso e a arte britânica moderna” na Galeria Nacional de Arte Moderno da Escócia é Mulher nua na cadeira vermelha, um retrato da amante de Picasso, Marie-Thérèse Walter, que data de 1932. Ao parecer, alguns passageiros teriam considerado que os peitos nus de Marie-Thérèse não eram o tipo de recebimento que alguém espera ter na Escócia, segundo relatado pelo The Guardian.

A decisão tomada pela administração do aeroporto de ‘camuflar’ a obra dados os protestos fez com que surgissem comentários de internautas indignados com a censura.

O próprio diretor da Galeria Nacional da Escócia, John Leighton, criticou a medida: “É curioso que, vivendo em um mundo no qual todo tipo de mulheres, vestidas mais ou menos, podem ser utilizadas em publicidade sem provocar comentários, o fato de escolher um nu pintado por um dos artistas mais famosos do mundo seja considerado como problemático e que deva ser eliminado”, disse em um comunicado.

Espero que o público possa ser original na Galeria de Arte Moderna já que esse é um alegre e carinhoso retrato de uma das modelos favoritas de Picasso, uma imagem que deu a volta ao mundo”, acrescentou.

Diante das críticas pela censura, na noite de quarta-feira (08 de agosto), o aeroporto decidiu descobrir o ‘picasso’: “Embora no início tenhamos querido cobrir o nu da obra para satisfazer os protestos dos passageiros, posteriormente, refletimos a ação. Estamos muito contentes de apresentar esta imagem no terminal e queremos pedir desculpas, especialmente aos organizadores da exposição pelos problemas causados”, declarou um porta-voz do aeroporto de Edimburgo.

Depois de passar vários meses na Galeria Tate Britain de Londres, a exposição ‘Picasso e a arte britânica moderna’ foi inaugurada no último sábado, 4 de agosto, em Edimburgo, onde estará até dia 4 de novembro. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>