TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

2

outubro 2012

0

COMENTÁRIOS

O polêmico Cristo mergulhado em recipiente com urina, de Andrés Serrano

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

andres serrano piss christ 01

A galeria Edward Tyler Nahem, de Nova York, nos últimos dias está protegida por medidas de segurança. Foi inaugurada a mostra Body and Spirit (Corpo e espírito), uma retrospectiva do polêmico artista Andrés Serrano. A exposição inclui ‘Piss Christ’, uma fotografia de um Cristo na cruz submerso em um recipiente com urina, alvo de intolerância nos setores mais conservadores dos Estados Unidos.

Andrés Serrano causou controvérsia ainda em 1987 ao apresentar ‘Piss Christ’. As opiniões ficaram divididas. De uma parte, artista foi considerado blasfemo e ofensivo ao mergulhar o crucifixo em urina. Por outra, a censura ao trabalho foi visto como uma violação à liberdade de expressão. Ainda, naquela ocasião, um forte debate no Congresso norte-americano, país onde a obra foi exposta, refletia sobre que arte merecia o financiamento público.

No ano passado, enquanto era exibida no Museu de Arte Contemporânea de Avignon, na França, a obra destruída por um visitante da exposiçãoI Believe in Miracles’. Além de ‘Piss Christ’, também foi alvo da intolerância a peça ‘The Church – Soeur Jeanne Myriam‘. Ainda, a mostra também foi afetada por uma manifestação de jovens ultraconservadores que consideravam Piss Christ uma blasfêmia e exigiam sua retirada da exposição. Como solução, o museu fechou as portas por dois dias até que a situação se acalmasse.

Depois que o jovem apunhalou as obras de Andrés Serrano, estas foram mantidas na exposição, tal como ficaram, como testemunhas da intervenção, considerada fruto da obsessão religiosa.

Para o artista, ‘Piss Christ’ é uma reflexão sobre seu trabalho como artista e como cristão. Acrescenta que hoje o crucifixo é pouco mais que um acessório da moda e que, quando alguém vê como pingente em um colar, ninguém se espanta, ainda que represente a crucificação de um homem. “De modo que, se ‘Piss Christ’ perturba, não estaria mau que você se pusesse a pensar sobre o que ocorreu na cruz”, conclui Serrano.

Em seus trabalhos, o artista Andrés Serrano reflete acerca da mortalidade, da religião, do sexo e da sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>