TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

30

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

Os Jogos Olímpicos segundo Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

Londres, sede dos Jogos Olímpicos 2012, tem apresentado um vasto número de atrações aos milhares de turistas que, nos últimos dias e nos próximos, lotam a cidade. Galerias de arte e museus londrinenses tem apostado na temática e vem apresentando mostras bem interessantes.

Uma delas é a Gagosian Gallery, transformada em vitrine para festejar as Olimpíadas. Protagonista do evento é a pintura Olimpic Rings (Aneis Olímpicos) realizado em 1985 pela dupla Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat. O quadro de mais de 4 metros foi pintado depois dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 e é parte de uma série de obras pintadas a quatro mãos que combinam os estilos dos dois artistas.

Por um lado, os anéis olímpico, realizados a mãos livres, representam a experimentação de Warhol que replica em série um símbolo da sociedade moderna. Por outro, está a intervenção de Basquiat que insere uma máscara negra que muitos leem como uma homenagem aos campeões olímpicos afro-americanos, como Jesse Owen, Carl Lewis e John Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *