TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

30

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

Os Jogos Olímpicos segundo Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

gagosian gallery andy warhol jean michel basquiat 01

Londres, sede dos Jogos Olímpicos 2012, tem apresentado um vasto número de atrações aos milhares de turistas que, nos últimos dias e nos próximos, lotam a cidade. Galerias de arte e museus londrinenses tem apostado na temática e vem apresentando mostras bem interessantes.

Uma delas é a Gagosian Gallery, transformada em vitrine para festejar as Olimpíadas. Protagonista do evento é a pintura Olimpic Rings (Aneis Olímpicos) realizado em 1985 pela dupla Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat. O quadro de mais de 4 metros foi pintado depois dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 e é parte de uma série de obras pintadas a quatro mãos que combinam os estilos dos dois artistas.

Por um lado, os anéis olímpico, realizados a mãos livres, representam a experimentação de Warhol que replica em série um símbolo da sociedade moderna. Por outro, está a intervenção de Basquiat que insere uma máscara negra que muitos leem como uma homenagem aos campeões olímpicos afro-americanos, como Jesse Owen, Carl Lewis e John Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>