TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

19

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Paparazzi Lover, a roupa interativa criada por Ricardo O’Nascimento

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas, Próxima Natureza, Tendências

paparazzi lover ricardo o nascimento 01

Tecidos eletrônicos, telas flexíveis, roupas interativas assinalam o futuro da moda. A tecnologia interativa a serviço da moda tem permitido que estilistas, designers de moda e artistas apresentem curiosas criações que comunicam quem as usa com o entorno.

O emprego de tecnologia em cada detalhe da criação redimensiona o conceito de moda passa, então, a ser analisada desde uma ótica inovadora, da moda que interage e comunica com o ambiente.

Dentre as possibilidades de criação de moda tecnológica está o campo da fotossensibilidade. Roupas com LED, que se iluminam quando estimuladas por fonte luminosa, geram incríveis jogos de luz.

É este o caso de Paparazzi Lover, projetado pelo estilista e pesquisador brasileiro Ricardo O’Nascimento em residência no Museum Quartier de Viena para a exposição de alta costura TechnoSensual. O’Nascimento contou com a colaboração com a designer de moda holandesa Blanken Anbasja. A peça criada é um vestido interativo pensado tecnologicamente para ser admirado. No total 62 pequenas lâmpadas LED compõem o vestido que, quando estimulado pelo flash da câmera fotográfica, reage emitindo luz. Isso faz com que a atenção do outro se conduza para quem esteja levando o vestido, mostrando quem é o centro da atenção. Nesse sentido, Paparazzi Lover revela uma relação de amor e ódio entre celebridade e paparazzi, de dependência mútua entre celebridade e imprensa. Uma interessante crítica à cultura da celebridade.

Na tênue fronteira entre arte, moda e tecnologia, O’Nascimento considera Paparazzi Lover um projeto de media arte pop: “Se não houvesse qualquer tipo de interação, sem dúvida seria moda, mas devido aos componentes eletrônicos interativos e à critica ao universo das celebridades, considero um projeto de artemídia”.

Em entrevista para o blog Fashioning Tech, Ricardo O’Nascimento revela curiosidades sobre o processo de criação de Paparazzi Lover. Clique aqui para lê-la.

* Ricardo O’Nascimento é colaborador no Tecnoartenews.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>