Peter Fuss: street art como instrumento de crítica à política e ao mundo da arte
Escrito por Redação, Postado em Estéticas Tecnológicas
O artista polonês Peter Fuss é bem conhecido pela sua arte de temática claramente política. Seus inumeráveis murais realizados como campanhas publicitárias geralmente são compostos por uma imagem simples em branco e preto e uma breve frase.
São conhecidas as séries “Às vezes me envergonho de ser polonês” (Sometimes I feel ashamed to be polish) ou seus trabalhos sobre o Papa Juan Pablo II. Também chamou atenção com a obra “Quem matou Barack Obama?” (Who killed Barack Obama?) ou “Paixão de Cristo”.
Outras dirigem a crítica contra a arte atual. Um exemplo é a obra “Pelo sorriso de Deus” (For the laugh of God), uma caveira com pequenas peças de plástico que parecem diamantes e que está pensada para que os britânicos possam economizar não tendo que pagar tanto por uma caveira mais cara, a de Damien Hirst.
Para Fuss, com sua caveira ele cumpre o típico trabalho de um polonês no Reino Unido: conseguir as coisas pagando menos.
Recentemente Fuss apresentou um novo par de arte/campanhas publicitárias. O outdoor é composto de 36 representações de um dólar americano com o texto colado ao centro “As razões ainda são as mesmas” (Reasons are still the same).
Veja mais: Peter Fuss
arte arte de rua Barack Obama damien hirst mercado da arte outdoor Peter Fuss publicidade Street Art