TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

2

julho 2012

0

COMENTÁRIOS

Pôster original de Metrópolis vai a leilão com valor estimado de um milhão de dólares

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

Um dos quatro únicos pôsteres originais que existem do filme Metrópolis, o clássico do diretor alemão Fritz Lang de 1927, irá a leilão nos próximos dias, de acordo com The Hollywood Reporter.

Um processo de bancarrota obrigou a seu dono, Kanneth Schacter, a se desfazer do pôster que adquiriu por 650.000 dólares em março de 2005 e que agora poderia alcançar o milhão de dólares, um novo recorde para um pôster cinematográfico.

A obra faria parte de um pacote que incluiriam um pôster de King Kong, de 1933 – que competiria em preço com o do filme de Lang -, e um cartaz de O homem invisível, também de 1933. Em total a venda poderá chegar ao valor de cinco milhões de dólares.

O cartaz foi desenhado pelo pintor Heinz Schulz-Neudamm por encomenda do próprio Lang, obcecado com o filme baseado na novela de sua mulher Thea von Harbou e que supôs uma revolução para  a época.

Lang propôs, naquela época, um filme com uma distopia urbana futurista ambientada no ano 2000. Com o tempo Metrópolis adquiriu status de obra de arte do expressionismo alemão e uma revolução par aa sétima arte com um gueto subterrâneo de fundo onde residiam os trabalhadores do século recém estreado.

Empurrados por um robô, a classe trabalhadora acabava por se rebelar contra a classe intelectual. O filme foi protagonizado por Brigitte Helm, Gustav Frohlich e Alfred Abel. (via)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *