TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

9

novembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Puppy, o guardião do Museu Guggenheim de Bilbao já está com o look outono-inverno

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

puppy 02

Jeff Koons alcançou fama em meados da década de 1980, sendo membro de uma geração de artistas que exploravam o sentido da arte em uma era saturada pelos meios de comunicação e pela consequente crise da representação. Baseando-se na linguagem visual da publicidade, no marketing e na indústria do lazer, e com o propósito de “comunicar-se com as massas”, Koons pois à prova os limites entre a cultura popular e a estilista. Seus elementos escultóricos incluem aspiradores em caixas de pexiglás, balôes de basquete flutuando em aquários de cristal, figurinhas de porcelana de Michael Jackson e da Pantera Cor de Rosa, conhecida como Cicciolina (ex-estrela de filme portnô e ex-deputada do parlamento italiano). A continuar com o legado das peças de Marcel Ducham e, ao integrar referências ao Minimalismo e â Pop Art, Koos apresenta a arte como produto de consumo que não se pode incluir dentro da hierarquia da estética convencional.

Com Puppy, Koons combina passado e presente, pois emprega um sofisticado modelo de computador para criar uma obra que faz referência a um jardim clássico europeu do século XVIII. O West Highland terrier gigante, completamente coberto de plantas em flor, emprega a iconografia – flores e cachorros – em um monumento ao sentimentalismo. Seu imponente tamanho, firmemente contido e, ao mesmo tempo, aparentemente descontrolado (ainda em crescimento, em sentido literal e figurado), bem como a justabosição de referências elitistas e da cultura popular (a arte de esculpir arbustos e o filhote de cachorros, a certâmica decorativa e cartões de mensagens de boas energias), podem ser interpretados como uma analogia à cultura contemporânea. Koons desenhou essa escultura pública com a irrevogável finalidade de atrair, suscitar o otimismo e infundir, em suas palavras, “a confiança e a segurança”. Puppy, majestoso e robusto já está pronto com seu novo look outono-inverno.

Via @Guggenheim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>