TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

30

janeiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Robô cartesiano inicia uma alucinante viagem no interior do ‘Guernica’

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

guernica picasso

No museu Reina Sofia (Espanha), Diante de uma das obra mais emblemática do século XX, Guernica, do pintor Pablo Picaso, foi instalado um travelling que permite o deslocamento de uma câmera, um automatismo robotizado de nove metros de largura por 3,5 de altura, construído para estudar o estado da obra. Patrocinado pela Fundação Telefônica, o robô se move diante do quadro com uma precisão de 25 micras. Os sensores e câmeras realizarão milhões de imagens em altíssima resolução que possibilitarão conhecer dados até então desconhecidos. As imagens serão obtidas graças aos avanços tecnológicos mais sofisticados (infravermelho multiespectral, luz ultravioleta, escâner em 3D). Para não atrapalhar as visitas, o robô só trabalhará quando o museu estiver fechado: à noite, durante as terças e domingos à tarde.

Com o uso da tecnologia, espera-se realizar o estudo mais detalhado já feito da obra. O resultado final permitirá conhecer o estado das diferentes capas, a superfície e os aspectos totalmente desconhecidos da produção, materiais e técnicas utilizadas no mural. A custosa e revolucionária peça robótica também auxiliará nas ferramentas de restauração de outras obras do museu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>