TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

2

fevereiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Robô que desenha retratos é apreciado por artistas e colecionadores

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

paul robo artista 01

Paul é um robô artista. Ele é capaz de desenhar retratos, imitando o estilo de seu criador. A máquina é composta por uma câmera e um braço mecânico. A câmera analisa o rosto da pessoa que está posando para o retrato, enquanto o braço desenha o retrato com uma caneta esferográfica, usando o contraste entre luz e sombra.

O criador de Paul é o artista e cientista Patrick Tresset. Ele foi pintor durante 15 anos, mas depois perdeu a paixão pela técnica. Já doutorando na Universidade de Goldsmiths, em Londres, na Inglaterra, criou o robô em parceria com o professor e pesquisador Frederic Fol Leymarie.

O robô tem se tornado centro de atenções em diversas feiras internacionais. Alguns de seus mais de 400 desenhos já realizados foram comprados por colecionadores. Para cada um dos retratos o robô artista pode demorar até 25 minutos. Seus desenhos são “projeções” dos traços do próprio Trasset que espera, no futuro, desenvolver um artista cibernético que tenha seu próprio estilo.

* Imagens: Patrick Tresset

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>