TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

23

novembro 2011

1

COMENTÁRIOS

Robotarium, o primeiro zoológico de robôs do mundo idealizado por Leonel Moura

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

estéticas 0001 robotarium x 01

Robotarim X é o primeiro zoológico dedicado à vida artificial. Situado no Jardim Central, em Alverca (Vila Franca de Xira), em Portugal, é um projeto de arte e ciência idealizado pelo artista plástico Leonel Moura, com implementação de robótica da IdMind e apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Trata-se de uma estrutura em vidro e aço que contem um conjunto de 45 robôs, distintos em sua morfologia, comportamento e forma de conseguir energia.

A maioria deles é alimentada por painéis solares acoplados na parte superior do corpo o que lhes permite estar ativos durante o dia e em descanso à noite ou quando há pouca incidência de luz. A sua capacidade de interação é limitada, reduzindo-se a desviar de obstáculos ou a buscar lugar onde existe maior intensidade luminosa.

Por outra parte, no Robotarium X também podem ser encontrados os robôs de grande dimensão. Neste caso estão fixos ao solo ou à parte superior da estrutura, recebendo a corrente elétrica que necessitam para desempenhar sua ação. Embora sua mobilidade seja limitada, sua interação com os visitantes é maior. Se detectam movimento no exterior, realizam a sua performance. Alguns podem se abrir de forma vistosa, enquanto outros seguem o deslocamento dos visitantes, ou, em caso daqueles que estão suspensos, podem descer ou subir de acordo com o seu comportamento mais tímido ou agressivo.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>