TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

1

dezembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Roomba Art: os traçados de luz desenhados por um aspirador de pó

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

As tecnologias tem dado asas à imaginação e à criatividade. O aspirador Roomba, introduzido no mercado em 2002 pela empresa iRobot, é um dispositivo robótico que limpa os espaços de modo automático e autônomo. Sua forma de trabalho consistem em traçar padrões de percurso sobre o chão enquanto aspira a sujeira presente. Como cada cômodo é distinto, os padrões se executam até o momento em que o aspirador se choca com algum obstáculo, obrigando-o a reorganizar o traçado a fim de prosseguir a limpeza.

Na tampa deste dispositivo encontra-se uma pequena luz LED que varia de cor dependendo do modelo. Isso em combinação com uma câmera em exposição lenta deu origem à Roomba Art.

Tudo começou em 2009 através do blog Signal Theorist. O autor do blog, interessado no movimento do aspirador, colocou sua câmera em uma exposição de 30 minutos e, em seguida, apagou a luz enquanto o Roomba fazia seu trabalho. O resultado foi uma imagem com complicadas e interessantes linhas que se entrelaçavam. O que começou como curiosidade, hoje reúne pessoas em um grupo da rede Flickr que buscam explorar os possíveis resultados da técnica , escrevendo símbolos e traçando padrões abstratos.

Link-se:

Roomba Art

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *