TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

3

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

SFMOMA concede prêmio a Jim Campbell por sua trajetória artística

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

jim campbell sfmoma 02

O midiartista Jim Campbell é internacionalmente conhecido pelo seu pioneirismo no trabalho com a tecnologia, escultura, cinema e luz, o que dá origem a uma forma de arte própria. O São Francisco Museu de Arte Moderna (SFMOMA) anualmente homenageia artistas que continuamente redefinem o campo da arte contemporânea. A 13ª edicção do Bay Area Treasure Award homenageia Jim Campbell por sua trajetória artística.

Jim Campbell no SFMOMA

Nas edições anteriores foram homenageados os pintores Robert Bechtle, Manuel Neri, Nathan Oliveira, Wayne Thiebaud e William T. Willey; os escultores Richard Serra e Mark di Suvero; o artista do som Bill Fontanta; a designer industrial Sara Little Turnbull; o arquiteto Lawrence Haiprin; e os fotógrafos Ruth Bernhard e Larry Suitan.

Jim Campbell recebe o prêmio durante jantar que ocorrerá na noite de 23 de outubro de 2012. O evento contará com uma conversa com Campbell, com o Curador de Artemídia do SFMOMA Rudolf Frieling e com o midiartista Scott Snibbe, além da exibição de um filme breve sobre a prática artística de Campbell.

“Exploded Views”, Jim Campbell

Recentemente seu trabalho Exploded Views foi apresentado na Bienal de Arte e Tecnologia Emoção Artificial em São Paulo. E no SFMOMA a instalação está em exibição até dia 23 de outubro. E será justamente no ambiente de Exploded Views que os convidados serão recebidos com champanhe na noite da cerimônia de entrega do Bay Area Treasure Award.

Exploded Views é uma instalação com luzes suspensas no teto que forma uma espécie de caixa retangular. A obra expande uma imagem em movimento, plana e bidimensional, para uma matriz tridimensional composta de mais de mil diodos brancos (LEDs) pendurados. O resultado é uma tela de baixa resolução que reflete os limites da percepção e compreensão de uma imagem. Desde certo ponto de vista, o visitante percebe figuras sombrias que se deslocam pelo espaço.

Leia mais: A arte eletrônica de Jim Campbell

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>