TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

18

setembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Swarovsky encomenda trabalho de arte sobre memória na era digital

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

troikahar1

O Design Museum de Londres apresenta, ate 13 de janeiro de 2013, a exposição Digital Crystal em colaboração com Swarovski. A mostra apresenta o trabalho de quinze artistas e designers experientes que exploram o significado da memória na era digital, em contraste com o analógico. Digital Crystal examina a relação que existe entre objetos e usuários. O resultado é uma série de instalações únicas que exploram dita conexão.

Além das peças apresentadas por esta geração de artistas – rAndom International, Troika, Ron Arad, Yves Béhar, Maarten Baas, entre outros – também se incluem obras procedentes do arquivo de Swarovski que seguem a mesma linha de ação. A exposição pretende respaldar o que Swarovski pretende difundir: design que toca os limites das possibilidades do cristal com um resultado inovador e criativos.

Hardcoded Memory, realizado por Troika, é uma peça que reconhece o poder que pode ter uma fotografia para recuperar as recordações. É uma instalação que está estreitamente relacionada ao esquecimento. Antes da era digital, o mundo analógico não garantia que nossas recordações durassem para sempre. Fotografias se apagavam com o tempo, os vídeos podiam se perder.

Hoje em dia a tecnologia faz impossível esquecer. Agora, a reprodução infinita de imagens digitais nos permite manter ativos nossas recordações. Digitalização, software de armazenamento de baixo custo, facilidade de recuperação e acesso global tornam o esquecimento algo impossível.

Hardcoded Memory é uma instalação que se compõe de quatro retratos formados por mais de 850 lentes ópticas que se iluminam por LEDs. O conjunto é uma recordação que se compõe de muitas outras. Hardcoded Memory é uma reflexão sobre o momento e o tempo em si mesmo, uma metáfora da busca humana pelo significado e pela continuidade das lembranças na era digital.

Visto em DesignBoom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>