TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

21

janeiro 2013

0

COMENTÁRIOS

Um caleidoscópio calendário social que condensa 2013 em um só dia

Escrito por , Postado em Arte Contemporânea, Destacadas, Estéticas Tecnológicas

04 Awake_06-08h

 Lavazza, marca de expresso italiano buscou reconstruir a maneira como percebemos o tempo através de um almanaque 2013. Um calendário social denominado Opera Viva, para o qual Lavazza contou com a colaboraçao do artista digital Marco Brambilla.

Bambrilla condensou em um só dia os 365 dias do ano que começou há apenas um 3 semanas. Em seguida, dividiu o mesmo dia em doze segmentos. Cada um deles representa um mês do ano e, idealmente, cada mês corresponde a um lapso de tempo de duas horas do dia. Segundo Brambilla, “qualquer mês do ano implica uma percepção coletiva, uma atividade, uma estação. Cada ano, esses meses se repetem com simetria, com variação”.

O artista usou uma espécie de caledoscópio para obter o efeito final. Um collage virtual onde as imagens e a música deveriam representar uma concepção de tempo puramente relativa. Ou, como afirma Brambilla: “É uma tentativa de reconstruir a própria ideia de tempo e representá-la como se se baseasse mais no fluxo da consciência do que em ciclos lunares ou solares”.

Além disso o calendário devia também ser um projeto social. Logo, o calendário social surgiu a partir das mais de cem propostas selecionadas pelo próprio artista a partir das milhares de fotografias e vídeos enviados pelos usuários na web e na página do Facebook “Lavazza Espress Yourself”, ou, ainda, enviados através da aplicação Opera Viva para celulares e tablets.

Pós selecionadas as peças, Brambilla compôs o almanaque. Nele, cada segundo, hora, momento do dia está marcado pelas emoções-ações associadas a essa hora do dia e mês do ano, e cada uma delas, por sua vez, está representada por espetaculares fragmentos visuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>