TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

18

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

V0.01 Trandutores Literários, instalação sonora de Guillermo Marconi

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

guillermo_marconi-transdutores-literarios 01

Guillermo Marconi é arquiteto e artista colombiano que trabalha com instalações e intervenções sonoras que envolvem artefatos eletromecânicos. Explora as relações transversais entre o midiático, o acesso à informação, o conhecimento compartilhado e as novas formas de utilização do mesmo. Desenvolveu intervenções em espaços convencionais, utilizando simulações digitais, explorando as relações cotidianas com o entorno e as formas de apropriação do território.

V0.01 Transdutores Literários é o seu recente trabalho. Essa instalação sonora é um conjunto de artefatos eletromecânicos dirigidos por um leitor que interpreta uma partitura não convencional construída utilizando frases extraídas de contos de ficção científica. A instalação está constituída de uma série de artefatos que controlam motores e solenoides que batem ou agitam diferentes objetos. Os artefatos estão constituídos de controles análogos de velocidade e sensores de luz que incidem e apagam relevos. Ainda há uma mini câmera de vigilância que lê um texto que é visto em uma pequena tela.

Com V0.01 Transdutores Literários, Marconi propõe a construção de autômatas que interpretem de forma não convencional letras, palavras e frases. O loop, a música eletrônica comercial e a literatura de ficção científica se unem para criar uma banda que interpreta a partitura. A parte central da instalação, aliás, é uma partitura construída a partir de frases extraídas de um conto Phil K. Dick. Esse escritor norte-americano, em alguns de seus contos, faz referencia a ambientes e sons que encaixam perfeitamente no que, atualmente, inunda nossos ouvidos e noites. A instalação recria o exercício de visualizar um futuro autômato com elementos que temos e conhecemos hoje. O resultado disso são máquinas que se entretêm a si mesmas com sua própria forma de ler nossas letras preferidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>