TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

3

maio 2012

0

COMENTÁRIOS

Venda recorde de O Grito, de Munch: 119,9 milhões de dólares

Escrito por , Postado em Destacadas, Estéticas Tecnológicas

leilao o grito munch 01

A única das quatro versões de O Grito, de Edvard Munch, que ainda estava em mãos privadas foi vendida por uma cifra recorde: 119, 9 milhões de dólares, o que o torna o quadro mais caro vendido em um leilão.

O leilão ocorreu na casa Sotheby, Nova York. O valor de partida da obra era de 40 milhões dólares. Em apenas 12 minutos atingiu os 107 milhões, valor ao qual se deveria somar outros quase 13 milhões de comissão.

O Grito supera, assim, a marca fixada em 2010 pela tela de Picasso, Nu, folhas verdes e busto, vendido por 106 milhões de dólares. O recorde de venda entre privados é do quadro de Cézanne, Os jogadores de carta, adquirido pela família real do Qatar em 2011 por um valor aproximado de 251 milhões de dólares.

A obra de Munch pertencia ao empresário Petter Olsen, cujo pai, Thomas, foi amigo, vizinho e patrono de Munch. A venda coincide com um momento de grande interesse em torno às obras do artista, já que em 2013 se celebrarão 150 anos de seu nascimento. (via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>