TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

15

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

“Waves”, de Daniel Palacios: as influências do movimento do interator aplicadas ao som e ao espaço

Escrito por , Postado em Estéticas Tecnológicas

waves daniel palacios 01

O artista espanhol Daniel Palacios se interessa pelas relações entre artes, ciência e tecnologia aplicadas ao espaço. Está também preocupado em investigar os processos perceptivos. Para tal, a informática e a eletrônica são, para ele, ferramentas para gerar um processo e não para conseguir uma representação a partir de sua aplicação. Atualmente é artista residente em Künstlerhaus Bethanien de Berlim, Alemanha, onde realiza uma investigação sobre a percepção material de alto tão intangível como é o passar do tempo.

Um de seus trabalhos mais relevantes é Wave, uma instalação interativa composta de um grande pedaço de corda que representa, tridimensionalmente, uma série de ondas flutuando no espaço, que produzem sons pela própria física de seu movimento: a corda que cria o volume, cria simultanemante o som ao cortar o ar, tornando-se um único elemento.

Tudo é condicionado, então, ao nosso comportamento diante da obra. De acordo com o nosso comportamento diante da obra, a quantidade de observadores e seus movimentos no espaço, a linha estável e sem som pode passar a um processo de geração de formas caóticas com sons irregulares. A base da instalação é justamente as influências do comportamento dos interatores aplicadas ao som e ao espaço.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>