TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

8

abril 2013

0

COMENTÁRIOS

1ª Mostra Bienal de Videoarte no Sesi-SP

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Exposições, Exposições em São Paulo, Festival

Alberto Bitar videoarte

 

O SESI-SP e a Fundação Bienal de São Paulo, em parceria inédita, promovem a partir de abril de 2013 a Bienal no SESI-SP — 1ª Mostra Itinerante de Videoarte. A mostra exibirá trabalhos de sete artistas participantes da 30ª Bienal de São Paulo, que aconteceu entre setembro e dezembro de 2012, no pavilhão da Bienal, e recebeu 520 mil visitantes. Obras de Alberto Bitar, Daniel Steegmann, Iván Argote, Marcelo Coutinho, Nino Cais, Patrick Jolley e Thomas Sipp serão exibidas individualmente.

Alberto Bitar videoarte

Cada semana contemplará um artista, totalizando sete semanas de mostra, e todas as unidades terão a mesma programação semanal. Confira:

PROGRAMAÇÃO:

11 a 17 de abril
Nino Cais
Sem Título #1, 2009
Duração: 2min30
No mar, de dentro de uma bacia, um homem imóvel observa o horizonte.

Sem Título #2, 2005
Duração: 21min15
Ao som da canção Ne Me Quitte pas e sem revelar completamente seu rosto, Nino Cais envolve cuidadosamente objetos do cotidiano em pedaços de tecido branco. São panelas, colheres, xícaras e vasos, entre outros, que são guardados nas roupas do artista, presos em sua camisa.

18 a 24 de abril
Alberto Bitar
Sobre Distâncias e Incômodos e Alguma Tristeza, 2009.
Duração: 6min10
As variações de luminosidade e dos movimentos de sombra sobre móveis e objetos que ocupam o espaço revelam o decorrer do dia dentro de um apartamento.

25 de abril a 01 de maio
Daniel Steegmann
16 mm, 2009-2011
Duração: 5min26
Assistir ao filme é como adentrar na Mata Atlântica. Para além de um simples embate com esse território e bioma, propõe-se uma reflexão e aprofundamento pelas diversas camadas históricas (econômica, social e humana) que marcam os processos de ocupação e exploração da floresta.

De 2 a 8 de maio
Iván Argote
It Rolls, 2009
Duração: 57s
Iván Argote intervém no espaço público com uma performance simples: amarra a linha de um carretel num ônibus que, então, parte. O carretel, preso por uma chave de fenda, rola e zumbe até que a linha acaba.

De 9 a 15 de maio
Marcelo Coutinho
Soarsso, 2012
Duração: 41min52
Em um ambiente caseiro rústico, um homem recebe cuidados como banho, barba e alimentação. Enquanto isso acontece uma festa, em que pessoas dançam e jogam dominó ao som de música de acordeom.

De 16 a 22 de maio
Patrick Jolley
Fall, 2008
Duração: 11min4
Em câmera lenta, cadeiras, estantes, poltronas e mesas caem do céu em um estacionamento, espatifando-se na queda; mobílias rolam morro abaixo; miniaturas de casas flutuam parcialmente submersas pela água e queimam em um descampado.

De 23 a 29 de maio
Thomas Sipp
ACD, 1995
Duração: 14min
O sr. Pierre Weiner, dono de uma pequena papelaria, utiliza-se de sua vitrine para produzir criativos cenários com os materiais disponíveis na loja. Essas composições assemelham-se a instalações artísticas e são registradas por mais de um ano por Thomas Sipp. O próprio dono comenta as imagens, revelando suas intenções comerciais e estéticas por trás de cada arranjo.

Le Jour dês Frites, 2000
Duração: 6min59
Enquanto o mundo se mobiliza para observar o último eclipse solar do milênio, o sr. Pierre Weiner, como em todas as quartas-feiras, prepara mais um dos seus dias da batata frita. O senhor aposentado nos revela seu método enquanto conta seu cotidiano, dedicado aos prazeres domésticos.

Deux Compagnons des Toits, 2012
Duração: 26min24
Dois aprendizes de uma antiga tradição francesa de trabalhos manuais dos compagnons (companheiros), Maxime e Lionel, apresentam suas ferramentas de trabalho e seu ofício de construtores de telhados, narrando suas trajetórias pessoais e profissionais.

Madame B, 2004
Duração: 10min11
Uma enorme e decadente mansão abandonada é a morada de Madame B. Vemos seus suntuosos cômodos sem vida e um pouco do dia a dia da senhora idosa.

Villa B, 2003
Duração: 10min10
Thomas Sipp acompanha uma visita de estudantes de arquitetura a uma antiga mansão que se debruça sobre um vale tropical.

* Local: em 53 unidades do SESI-SP e no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>