TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

13

maio 2013

0

COMENTÁRIOS

Abertas as inscrições para a Maratona Fotográfica do FIF

Escrito por , Postado em Encontros, Eventos, Exibições, Exposições, Festival

fif-festival-internacional-de-fotografia

A capital mineira é mais do que apenas a sede do FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte, que em uma de suas atividades, a Maratona Fotográfica, irá proporcionar a fotógrafos em formação a experiência de produzir um ensaio fotográfico autoral inédito na cidade, durante o período do festival, sob orientação de artistas e fotógrafos profissionais. O resultado final dessa produção será exibido em sessões de projeção em diferentes espaços públicos de BH.

Abertas até 1º de junho, as inscrições para a Maratona Fotográfica são gratuitas e devem ser feitas pelo site do festival, no endereço http://www.fif.art.br/?page_id=424 Para se inscrever, é preciso apresentar um projeto de investigação fotográfica e portfólio, dentre outros dados. Os 20 selecionados serão orientados por um time de fotógrafos que vivem em Belo Horizonte, formado por Rodrigo Mendes , Leonardo Costa Braga e membros da agência Nitro Imagens.

fif-festival-internacional-de-fotografia

A Maratona Fotográfica do FIF é uma versão ampliada e atualizada do projeto Maratona Fotográfica – Um Olhar Sobre a Região Leste, Um Olhar Sobre o Mundo, também realizado na capital mineira, entre 2009 e 2010, sob coordenação de Bruno Vilela, também um dos idealizadores e diretores do festival.

Palestras e oficinas

Com o objetivo de transformar Belo Horizonte em um polo de discussão e reflexão sobre a imagem fotográfica, o FIF irá trazer à capital mineira artistas, fotógrafos e pesquisadores de outros estados e países, como o curador, crítico e téorico franco-camaronês Simon Njami.

Considerado um dos mais respeitados curadores da Europa e referência mundial em fotografia e arte africana, Njami ministrará uma palestra no festival. Os demais palestrantes já confirmados são André Parente e Maurício Lissovsky, ambos professores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Daniella Géo, curadora que atua entre a capital fluminense e Antuérpia, na Bélgica. As palestras serão abertas ao público, sem necessidade de inscrição.

Com currículos que incluem prêmios Marc Ferrez de Fotografia e obras em acervos de importantes coleções de arte do Brasil e de outros países, João Castilho e Pedro David ministrarão as oficinas Fotografia e Poéticas Visuais e Fotografia de Busca, respectivamente.

Editor do grupo artístico paulista Base-V, David Magila ofertará a oficina Goma Arábica ou Goma Bicromatada, uma técnica do final do século XIX que possibilita gerar imagens cujo acabamento pode evocar tanto o aspecto de uma gravura ou de uma impressão off-set de qualidade artística. As inscrições para as oficinas, assim como para a leitura de portfólios, serão abertas em breve.

Grande exposição

Segue aberta, até 20 de maio, a convocatória internacional para a exposição do FIF. As inscrições também são gratuitas e devem ser feitas no site do festival, no endereço http://www.fif.art.br/?page_id=418.

Até o momento, já foram recebidas 220 inscrições, de mais de 20 países, além do Brasil: Alemanha, Argentina, Áustria, Bangladesh, Bélgica, Chile, China, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, México, Noruega, Polônia, Rússia, Senegal, Suíça e Togo.

Os trabalhos que irão compor a exposição serão selecionados pelo duo de curadores Patrícia Azevedo, artista e professora da EBA-UFMG (Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais) e Eduardo de Jesus, doutor pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) e professor na pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas (Belo Horizonte/MG).

Voluntários

Até 10 de julho pode ser feito o cadastro no Programa de Voluntariado do FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte. A inscrição é gratuita deve ser realizada exclusivamente online, no endereço http://www.fif.art.br/?page_id=426.

O programa é voltado a interessados em ampliar seu know-how sobre os processos de produção cultural ao participar ativamente na realização desta primeira edição do festival, em áreas como produção, comunicação, educativo, montagem de exposição, dentre outras. Os voluntários selecionados receberão certificado de participação e camiseta exclusiva do FIF e terão seus nomes nos créditos do catálogo e do site do festival.
O festival

O tema geral deste primeiro FIF- Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte é Espaços Compartilhados da Fotografia, traduzindo os objetivos principais dos curadores, que são absorver a produção de diferentes lugares do mundo e ultrapassar os limites da fotografia, indo ao encontro de outras linguagens artísticas. “O FIF é um festival mais voltado para as poéticas visuais do que para a tecnicalidade. Mantém o respeito pela tradição da fotografia, mas privilegia o pensamento sobre o campo expandido da imagens, que explora a fotografia em diálogo com diversas outras mídias e plataformas de expressão sensível”, explica Guilherme Cunha, que, ao lado de Bruno Vilela, é idealizador e diretor do festival, que tem ainda a curadoria-geral de Eduardo de Jesus.

O 1º FIF-BH será realizado de 12 a 21 de julho (a exposição permanecerá aberta até 06 de agosto), na capital mineira. O espaço cultural CentoeQuatro, o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes e o Circuito Cultural Praça da Liberdade, além das ruas, são alguns dos espaços que receberão atividades do festival. A primeira edição do festival é patrocinada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

SERVIÇO:

FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte

Inscrições abertas

Maratona Fotográfica: até 1º de junho de 2013
Convocatória internacional para a exposição: até 20 de maio de 2013 (23h59 GMT)
Cadastro no Programa de Voluntariado: até 10 de julho

Todas as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do festival:
www.fif.art.br

1º FIF-BH

Quando: exposição – de 12 de julho a 06 de agosto de 2013; demais atividades – de 12 a 21 de julho

Onde: CentoeQuatro (praça Ruy Barbosa, 104, centro), Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 737, centro), Centro Cultural Praça da Liberdade, ruas, cafés e outros espaços de Belo Horizonte (MG)

Quanto: apenas as inscrições dos selecionados para as oficinas serão pagas; as demais atividades serão gratuitas

Mais informações: fif.art.br e en.fif.art.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>