TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

23

maio 2012

1

COMENTÁRIOS

Arte e arquitetura em diálogo no SESC Pompeia

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

Gisela Motta e Leandro Lima, Anti-horário, 2011 (stll de vídeo) BAIXA

Território de Contato é uma exposição sobre formas de inventar e habitar mundos, reveladas no encontro de obras de arquitetos e artistas brasileiros contemporâneos. Com curadoria dos arquitetos Marta Bogéa e Abílio Guerra, a exposição está organizada em três módulos: Brasil Arquitetura e Cao Guimarães, de 24 de maio a 10 de junho; Marcos Acayaba e Nicolás Robbio, de 21 de junho a 8 de julho; MMBB e Gisela Motta & Leandro Lima, de 19 de julho a 5 de agosto de 2012, no SESC Pompéia.

Gisela Motta e Leandro Lima, Anti-horário, 2011 (stll de vídeo)

Para os curadores o presente binômio arte e arquitetura funciona mais como meio de reflexão acerca das formas de se habitar e de construir mundos que um fim em si mesmo. Revela a forma como cada uns dos convidados observa e se relaciona com espaço a partir das particularidades de cada umadessas linguagens e da poética de seus criadores. Sem esgotar-se no campo visual, e também espacial, a proposta de discussão ganha voz a partir da realização de mesas, permitindo que um mediador de outra especialidade suscite e aprofunde as questões subjacentes aos trabalhos expostos, e também seu diálogo, através de mesas de discussão transdisciplinar a serem realizadas depois de abertos  cada um dos módulos.

Brasil Arquitetura, Moinho Vicenzi em Caminho dos Moinhos, RS. Foto Nelson Kon

Assim, cada módulo expositivo desta exposição contém projetos do arquiteto revelados através de maquetes, desenhos e fotografias e de obras dos artistas, permitindo assim a aproximação das duas poéticas.

Nicolás Robbio, Sem Título, 2005 (vista da expo Only Icebergs Travel Adrift, desenho)

Primeiro Módulo: Cao Guimarães e Brasil Arquitetura

O artista mineiro Cao Guimarães (1965) expõe fotografias das séries Campo Cego (2008) e Espantalhos (2008-09) e os vídeos Coletivo (3’, P&B, 2002), Sin Peso (7’, Cor, 2006) e Acidente (72’, Cor, 2006), além de um video inédito feito para Território de Contato (2012).

Marcos Acayaba, Residência Baeta na Praia de Iporanga, Guarujá, SP. Foto Nelson Kon BAIXA.jpg Marcos Acayaba, Residência Baeta na Praia de Iporanga, Guarujá, SP. Foto Nelson Kon

O escritório Brasil Arquitetura, dirigido por Francisco de Paiva Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz, por sua vez, traz a público maquetes de casas, cadernos com registros de projetos, imagens da reestruturação de moinhos no Sul do país,  projetos institucionais como a Praça das Artes, que serão apresentados através de slides e de vídeos em LCD; além de grandes painéis de adesivo vinílico onde os arquitetos perfilam outros projetos e também suas referências vernáculas.

Conversas e mesas-redondas: 24 e 25 de maio, às 20 horas

No dia 24 de maio, quinta-feira, às 20 horas, Cao Guimarães e os arquitetos Marcelo Ferraz, FranciscoFanucci conversarão com o público sobre a exposição. Já no dia 25 de maio, sexta-feira, às 20 horas, ocorre mesa de debate com Moacir dosAnjos (crítica e curadoria), Willi Bolle (literatura e teatro) e Renato Anelli (arquitetura).

Brasil Arquitetura, Moinho Vicenzi em Caminho dos Moinhos, RS. Foto Nelson Kon

Próximos módulos – conversas e mesas-redondas

Para o Módulo 2, com exibição de obras do artista Nicolás Robbio e do arquiteto Marcos Acayaba, estão previstas conversas no dia da abertura, 21 de junho. No dia 28, às 20 horas, será realizada mesa-redonda com Agnaldo Farias (crítica e curadoria), Jorge de Almeida (literatura) e Luís Antônio Jorge (arquitetura).

O Módulo 3 exibe a produção do escritório de arquitetura MMBB e da dupla de artistas Gisela Motta e Leandro Lima a partir do dia 19 de julho, e conta com conversa com os artistas e arquitetos no dia da abertura. A mesa-redonda, por sua vez, serárealizada no dia 02 de agosto, às 20 horas,  com Eder Chiodetto (fotografia), José Lira (arquitetura) e André Costa (cinema).

A exposição contará com uma equipe de educadores para realizar visitas com grupos agendados.

Serviço:

Evento: Território de Contato

Abertura: 24 de maio, quinta-feira, às 17 horas

Período expositivo: de 24 de maio a 05 de agosto

 

Módulo 1: 24 de maio a 10 de junho

Módulo 2: 21 de junho a 8 de julho

Módulo 3: a 19 de julho a 05 de agosto

 

Local: SESC Pompeia – Galpão

Endereço: Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3871 7700

Entrada gratuita e livre

Não temos estacionamento

Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

www.facebook.com/sescpompeia

1 Comentário

  1. url

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>