TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

3

dezembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Arte Urbana Digital – Primeiro SP_ Urban Digital Festival

Escrito por , Postado em Encontros, Eventos, Exibições, Exposições

logo

Nesta segunda feira, 3 de dezembro de 2012,  a Avenida Paulista será mais uma vez anfitriã de um importante evento cultural que acontecerá no edifício da sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o FIESP.

Trata-se da primeira edição do SP_URBAN DIGITAL FESTIVAL, uma mostra de arte ao ar livre que subverterá o edifício piramidal, emblemático da avenida,  em uma verdadeira janela para a produção artística contemporânea. O festival tem como referência o conceito europeu MEDIA FACADE, que consiste em transformar fachadas de famosos edifícios em gigantescos painéis luminosos que  exibem  obras de importantes artistas audiovisuais da atualidade. O MEDIA FACADE, que possui um festival próprio desde 2008, já ocupou as  fachadas do Media Lab – Prado, Madrid, Espanha,  do ARS Eletronica Center, Linz, Alemanha e UNIQA Tower, Viena, Áustria, dentre outros.

Segundo a organização, para a edição paulistana do evento, foram usadas no prédio da FIESP/SESI-SP, 26.241 clusters, cada um formado por 4 lâmpadas de LED (light emitting code). Essa estrutura possibilita a transmissão de até 4,3 bilhões de combinações de cores e transformará a fachada  do edifício paulistano na maior e primeira mostra de arte digital ao ar livre da América Latina.

O SP_Urban Digital Festival, com curadoria de Marília Pasculli,  iniciará às 20h desta próxima segunda feira e terá duração de cinco semanas. Contará com a participação  dos artistas paulistanos VJ Spetto (United VJs), coletivo BijaRi e a Goma Oficina. Além disso, apresentarão suas obras o colombiano Esteban Gutierrez, Antoine Schmit, da França e a  Mar Carnet & Varvara Guljajeva da Espanha e Estônia respectivamente.

As apresentações ocorrerão todos os dias do mês de dezembro com sessões das 20h às 6h. O destaque do festival é o francês Antoine Schmitt, com a obra “City Sleep Ligth” que é construída através de dados sobre as atividades “socioeconômicas” da cidade onde está sendo realizada.

O evento também proporcionará aos interessados palestras e workshops. Mais informações sobre o festival, programação e os artistas participantes poderão ser encontradas nas páginas eletrônicas do evento:

SP_Urban Festival

Quando: de 3 a 31 de dezembro de 2012

Onde: Edifício da Sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o FIESP. Av, Paulista, 1313 – Bela Vista, São Paulo, Metro Trianon – MASP

Horários: todos os dias de dezembro das 20h as 6h

Página oficial: www.spurban.com.br

Facebook: SPUrbanDigitalFestival

Twitter: @spurban

Instagram: @spurban

Idealização: Verve Cultural

Realização: SESI-SP

Produção Executiva: Verve Cultural

Curadoria: Marília Pasculli

Patrocínio: SESI-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>