TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

15

maio 2012

0

COMENTÁRIOS

As estátuas suicidas de Antony Gormley em São Paulo

Escrito por , Postado em Destacadas, Eventos, Exibições, Exposições

antony-gormley-sao-paulo-00

A última obra de Antony Gormley criou alarmismo em São Paulo. Trata-se de 31 esculturas de homens em altura natural colocadas no ponto mais alto de alguns dos maiores edifícios da capital paulista. As estátuas fazem parte do projeto Event Horizon, que o artista apresenta em lugares distintos do mundo desde 2007.

Vistas de baixo, as esculturas parecem tão reais que, em ocasiões, não poucas, os bombeiros foram chamados para intervir, já que pessoas acreditavam tratar-se de alguém pronto a suicidar.

Para o artista inglês, sua intenção “não é incentivar nenhum suicídio. Se as pessoas pensando na morte ao suicídio é uma triste reflexão da evolução”. O que busca é analisar o corpo humano em relação ao entorno, em especial o das grandes cidades.

As estátuas em São Paulo é uma das últimas etapas do que é o seu percurso artístico até agora, que se direciona aos espaços verticais, evidenciando os lugares mais altos da cidade de uma cidade de 20 milhões de habitantes. Gormely espera envolver os espectadores em projeções e instalações que vão mais além de uma instalação em espaço fechado.

A mostra a céu aberto Still Being abrirá, oficialmente dia 19 de maio e vai até 15 de julho.

© André Penner

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>