TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

30

janeiro 2012

0

COMENTÁRIOS

Atividades da EducaParty durante a Campus Party 2012

Escrito por , Postado em Eventos

educaparty na campus party

A Fundação Telefônica programou uma série de atividades voltadas para educadores dentro da Campus Party 2012, evento de tecnologia que acontece em fevereiro, no Anhembi, em São Paulo. A iniciativa, denominada EducaParty, contará com a realização de debates para discussão de temas ligados ao uso de tecnologias na educação, inovação, inclusão e cultura digital.

As atividades da EducaParty acontecerão entre os dias 7 e 10 de fevereiro e serão abertas a todos os visitantes da Campus. Além disso, a Fundação Telefônica levará 250 educadores para participar especialmente da ação, que também poderá ser acompanhada pelo Twitter, por meio da hashtag #educaparty.

O primeiro debate acontece no dia 8, às 10h, no espaço Campus Fórum. O tema é “Lan Houses como espaços de educação”, com Cristina Mori, diretora de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações; Jader Gama, fundador do Coletivo Puraqué, de Santarém (PA), que realiza projetos educacionais na área de tecnologia e educação na região; Everton Rodrigues, gestor de mobilização e redes sociais do Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Maria Amélia Kuhlmann Fernandes, Coordenadora do Acessa Escola da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

No mesmo dia, às 17h, o tema em discussão será “Participação social na era digital”. Os debatedores serão Ricardo Poppi, assessor da Secretaria Geral da Presidência da República e responsável pelo projeto do Portal de Participação Pública; Daniela Silva, fundadora da Casa da Cultura Digital e da comunidade Transparência Hacker; e, novamente, Everton Rodrigues.

Já no dia 9, às 10h, está prevista a realização de debate sobre “Cultura Livre e Inovação na Educação”, no espaço Campus Empreendedorismo. Para debater, foram convidados Felipe Sanches, representante do Garoa Hacker Club, laboratório comunitário, aberto e colaborativo de São Paulo; Nelson Pretto, professor da Universidade Federal da Bahia;  Tel Amiel, pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Unicamp; e Regina Helena Alves da Silva, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora do projeto Cartografia dos Sentidos do Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web.

Games e ética digital

Ainda no dia 9, às 11h30, no espaço Campus Entretenimento, será realizado debate sobre “Games na Educação: apertando o Start”, com participação de Lynn Alves, professora da Universidade do Estado da Bahia e do Núcleo de Modelagem Computacional do SENAI-Cimatec; Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco; de Gustavo Steinberg, representante do projeto BIG Festival; e Sabrina Carmona, coordenadora executiva do CS: Games, Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games da PUC-SP.

Na sequência, às 14h, está programado debate sobre “Ética Digital: o uso responsável da web”, no Espaço Cultura Digital. Estarão na mesa Vânia Sandevill, Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) na EMEF Leonor Mendes de Barros, integrante do Projeto Minha Terra e autora de trabalho sobre ciberbullying; Carolina Quattrer Pinheiro, POIE e Dinamizadora do projeto Aula Fundação Telefônica na Unidade Municipal de Educação (UME) Avelino da Paz Vieira, em Santos (SP); Rafael Parente, subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ); e um Representante da Imprensa Jovem, projeto da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) que visa promover a formação de professores e alunos em educomunicadores, para integrar as mídias eletrônicas e audiovisuais no currículo da escola.

No dia 10, às 11h30, no espaço Desenvolvimento, o tema em discussão será “Mobilidade digital e educação: a escola para além de seus muros”. Para debater, a Fundação Telefônica convidou Juarez Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é responsável pelo projeto Laboratório de Experimentação Remota; Eveline de Souza Erbele, representante do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) e do Núcleo de Tecnologia na Educação de Ijuí (RS); e Suintila Pedreira, representante do Projeto Educação Unipresente (práticas com celular em Educação de Jovens e Adultos – EJA) e professor de Física na Escola Estadual Dona Consuelo Muller, em Campo Grande (MS).

Sugata Mitra

O pesquisador e professor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, da Inglaterra, o indiano Sugata Mitra, é o convidado especial da Fundação Telefônica para EducaParty. Mitra fará palestra no evento no dia 7 de fevereiro, às 19h, no Palco Principal da Campus. Mitra, que também é professor visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é um dos maiores pesquisadores do mundo na área de tecnologia educacional, sendo amplamente citado em trabalhos sobre alfabetização e educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>