TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

7

setembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Bandeiras, de Emmanuel Nassar, é um dos trabalhos apresentados na 8ª Bienal do Mercosul

Escrito por , Postado em Bienal, Eventos, Exibições, Exposições

bandeiras, de emmanuel nassar

Um dos trabalhos mais vistos de Emmanuel Nassar é a instalação Bandeiras, ocasião que reuniu 143 bandeiras de municípios do estado brasileiro do Pará, a partir de um anúncio feito no jornal local. Interessa ao artista a identificação dos símbolos nacionais e as hibridizações entre a tradição portuguesa, as inscrições em latim, os ícones medievais ao lado de desenhos de plantas e animais típicos da região, como seringueiras, mangueiras, botos e algumas espécies de peixes. Sua obra sintetiza, de algum modo, a cultura visual do norte do país. A estética das feiras e festas populares e o modo como as construções precárias se tornam permanentes estão presentes em sua produção. A noção de improviso, de solucionar os problemas com o que se tem ao alcance da mão, não se opõe a uma vontade de organização do caos. Em suas pinturas estão em destaque suas iniciais, “E” e “N”. Aos poucos, essas letras se tornam pontos cardeais, indicam direções e demarcam espaços. As letras instauram uma nova relação entre latitude e longitude.

No trabalho apresentado na 8ª Bienal do Mercosul há, simultaneamente, a presença de um raciocínio geométrico e uma ironia em relação à utopia construtiva que projetava um Brasil desenvolvido, moderno e civilizado. A bandeira brasileira é toda composta por remendos aparentes, chapas de metal reutilizadas e reparos por fazer. Muitos dos materiais das obras de Nassar são garimpados nas ruas de Belém. Em sua obra convivem o aspecto rústico dos materiais e a visualidade publicitária e pop da cultura de massa. A linguagem imediata do outdoor e a estrutura aparente que o sustenta revelam o processo de construção do trabalho.

A 8ª Bienal do Mercosul ocorre de 10 de sembro a 15 de novembro, em Porto Alegre.

Link-se:

8ª Bienal do Mercosul 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>