TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

4

abril 2013

0

COMENTÁRIOS

Ciclo de oficinas e palestras sobre arte eletrônica

Escrito por , Postado em Cursos, Destacadas, Encontros, Eventos

tarrafa-arte-eletronica

O Tarrafa Hacker Club oferece, com apoio do CEART – UDESC, uma série de oficinas e palestras sobre arte eletrônica nos dias 5 e 6 de abril de 2013. Entre os temas estão o conceito de hackerspaces, processing, arduino e eletrônica básica. O evento ocorre no Auditório da Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina.

tarrafa arte eletronica

Confira a programação:

alestra: Você sabe o que é um Hackerspace?
Data: Sexta-feira, 5 de Abril de 2013, às 19h30
Local: Auditório da Arquitetura da UFSC
Ministrantes: Ramiro Polla e Daniel Spillere Andrade

Nesta palestra será apresentado o conceito de Hackerspaces: o que são, qual sua origem e função. Serão mostrados Hackerspaces ao redor do mundo e falaremos sobre o processo de fundação do primeiro hackerspace de Florianópolis: o Tarrafa Hackerspace.

Daniel Spillere Andrade é um estudante de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É entusiasta em programação, eletrônica e arte, na maioria das vezes com os três temas misturados. Em 2011, foi professor auxiliar no curso de eletrônica para designers na Universidade Politécnica de Milão.

Ramiro Polla é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Suas áreas de interesse incluem eletrônica, programação, engenharia reversa e a reutilização de sucata. Está envolvido com comunidades de código livre desde 2006. Atualmente participa do Tarrafa Hackerspace ministrando oficinas e palestras sobre Arduino, eletrônica básica e arte eletrônica.

Palestra: Conversa sobre Processing.
Data: Sábado, 6 de Abril de 2013, das 9h30 às 10h20
Ministrante: Lucas Tonussi

Processing é uma plataforma de desenvolvimento aberta e livre para que as pessoas possam criar seus projetos pessoais que envolvam visualizações, desenhos, pinturas, animações, assim como interatividade com o meio. Todos são bem vindos ao portal processing.org para poderem conhecer mais sobre essa tecnologia livre.

Lucas Tonussi é um estudante de Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde o início do curso tem se envolvido com meios, visuais, de expressar suas experiências e aprendizados no âmbito da matemática aplicada, o que o levou a sua dedicação e estudo ao Processing.

Palestra: O que é esse tal Arduino?
Data: Sábado, 6 de Abril de 2013, das 10h30 às 11h30
Ministrante: Daniel Spillere Andrade

Arduino é um ambiente de desenvolvimento e criação de eletrônica interativa criado na Itália. Será apresentado um pouco da história deste ambiente de desenvolvimento de arte eletrônica, os motivos pelo qual ele vem conquistando o mundo, tanto no lado da engenharia, como no lado da arte. A palestra terá como foco também o que pode ser feito, como começar, as opções de placas e projetos espalhados pelo mundo.

Oficina: Arduino e Eletrônica Básica
Data: Sábado, 6 de Abril de 2013, das 14h às 18h
Ministrantes: Ramiro Polla, Daniel Spillere Andrade e Fernando Pacheco

Serão passados conceitos básicos de eletrônica, como introdução a componentes e circuito eletrônicos, leitura de sensores e técnicas simples de acionamento. O objetivo desta oficina é ensinar os conceitos e as ferramentas básicas para serem usadas em projetos eletrônicos, artísticos e interativos, centrados em volta do ambiente de desenvolvimento Arduino.

Fernando S. Pacheco é engenheiro eletricista, com mestrado e doutorado pela UFSC. Atualmente, é professor do Departamento de Eletrônica do IFSC Campus Florianópolis. Atua nos cursos técnico, superior e de pós-graduação na área de Eletrônica do IFSC. Desenvolve projetos com Arduino, como uma ferramenta de protótipo rápido, desde 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>