TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

9

julho 2012

2

COMENTÁRIOS

Conexões Estéticas 2012: workshop Body Mapping com Nathalie Fari

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos

body mapping

Para o terceiro encontro do projeto Conexões Estéticas, a artista teuto-brasileira Nathalie Fari, radicada em Berlim, Alemanha, pretende ministrar um workshop baseado no conceito de body mapping (em português: Cartografia Corporal).

Esse conceito, usado em diferentes contextos e expressões artísticas, busca outras formas de usar o corpo, contrapondo-se principalmente ao que foi produzido na área da performance nos anos 60 e 70. Nessa época, muitos artistas usavam o corpo como uma espécie de instrumento de “libertação” e protesto, levando-o aos seus extremos. Performances exaustivas, como as de Marina Abramovic dançando nua de olhos vedados ao ritmo de tambores numa sala vazia até cair, são um dos inúmeros exemplos.

Porém para Nathalie, não faz mais sentido trabalhar com os extremos ou com a dor, ainda mais pelo fato do mundo globalizado pedir um outro tipo de corpo: aberto e em constante diálogo com o seu meio social e urbano, capaz de assumir diferentes papéis, apto a interagir com várias culturas e espaços, assim como extremamente flexível, móvel e dinâmico.

Nesse sentido, o conceito de body mapping pode ser uma alternativa, servindo aqui como um método de criação para os residentes do Conexões, assim como para os demais participantes do workshop. A partir do corpo e principalmente de sua percepção serão criados (ou ocupados) diferentes espaços (dentro e fora) com a intenção de formar um tipo de “cartografia” que não serve somente para ilustrar e organizar um lugar específico, mas também é uma ferramenta de demarcação e composição de espaço, gerando assim diversas cartografias (ou mapas) corporais, pessoais, sensoriais e estéticos.

No cerne dessas cartografias está a discussão sobre a relação entre corpo e espaço, corpo e imagem, assim como corpo e cidade. As perguntas como vivenciamos, dividimos e usamos o espaço, em particular o espaço público, ou até que ponto estamos conectados com um lugar e como esse lugar influencia as nossas ações cotidianas e produções artísticas são aqui de grande importância. Fato é que um espaço interfere no comportamento de um corpo, assim como um corpo pode mudar um espaço.

Visando a esta mudança, os participantes do workshop terão a oportunidade de desenvolver a partir de diferentes linguagens (como desenho, vídeo, foto ou performance) uma cartografia corporal própria, integrando não só as inquietações de suas pesquisas, mas também as referências do lugar onde se encontram, no caso, a cidade de Fortaleza. Dessa forma, será aguçado o surgimento desse corpo “global” e, ao mesmo tempo, enraizado em sua comunidade local – sem os pés fincados no chão, não há como alçar nenhum tipo de voo.

Nos 7 dias previstos para o workshop e com uma carga horária de 6 horas por dia, serão propostos aos participantes exercícios físicos, principalmente de improvisação e um treino diário corporal baseado em técnicas orientais. Além desse trabalho voltado para a conscientização do corpo e de sua relação com o espaço, serão feitas leituras de diferentes textos sobre teorias de arte, em especial sobre a performance e o termo site specific.

Dessa forma, o workshop servirá de um lado para sensibilizar os participantes à respeito de suas pesquisas e linguagens e de outro, para formar uma cartografia.

Esse será o desafio: ocupar e vivenciar diferentes espaços por uma semana e ao mesmo tempo, gerar um espaço em comum, onde cada participante tem a sua voz e presença dentro do coletivo.

Para mais informações sobre Nathalie, acessar:  www.nathaliefari.com e www.mpa-b.org.

Data do workshop:  20.08 à 26.08

Horário: 13:30h às 18:30h

Local: CA – Instituto de Cultura e Arte – Avenida Carapinima, 1615 – Benfica

As inscrições serão feitas pelo email conexoes.esteticas@gmail.com. Enviar com o assunto: “Workshop Nathalie Farie”, escrever no corpo da mensagem uma minibiografia e uma carta de intenção.

2 Comentários

  1. Lia Franco Braga
    • Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>