TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quinta-feira

14

julho 2011

0

COMENTÁRIOS

Congresso Brasileiro da Leitura Digital discutirá os impactos das tecnologias na educação e na sociedade

Escrito por , Postado em Encontros, Eventos

logo-cbld-novo10

O Congresso Brasileiro da Leitura Digital: Educação, Sociedade e Tecnologia, ocorrerá dias 29 e 30 de outubro deste ano no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS). Este é um evento que reunirá nacionais e internacionais, de renomado saber, com o objetivo de discutir as dimensões, processos, tecnologias e o impacto na sociedade da Leitura Digital no Brasil. As temáticas serão abordadas mediante painéis, palestras e encontros preparatórios em parceria com a rede FNAC. Paralelamente ao Congresso ocorrerá a Feira da Leitura Digital e Tecnologia da Informação, onde as principais empresas dos mercados editorial e de comunicação, demonstrarão as mais recentes inovações.


Confira os palestrantes já confirmados:

PABLO ARRIETA baseado em sua terra natal, a Colômbia, é arquiteto de formação, leitor desde a infância, e professor/designer por vocação. Dirige o seu próprio centro de treinamento (Monitor CD) e é professor universitário na Universidade Javeriana e Universidade dos Andes, em Bogotá. Esteve envolvido em design digital e desenvolvimento web desde 1995, e viaja por toda a América do Sul introduzindo para designers as últimas ferramentas de software e design. Desde 2008 tem sido um participante ativo na evolução do mundo editorial em língua espanhola. Superfícies de impressão, digital ou qualquer outra, para ele, ler é o que importa.

LUCIA SANTAELLA é professora titular da PUCSP com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais (CIMID) e coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Vice-Presidente (1989-1999) da Associação Internacional de Semiótica e Presidente (2007) da Charles S. Peirce Society, USA. Recebeu os prêmios Jabuti (2002 e 2009), o prêmio Sérgio Motta (Líber, 2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010). Organizou 11 livros e publicou 35 livros de sua autoria, e perto de 300 artigos em livros e revistas especializadas no Brasil e no Exterior.

GALENO AMORIM atual presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Diretor do Observatório do Livro e da Leitura. Responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), dos ministérios da Cultura e da Educação. Presidiu o Comitê Executivo do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco) e foi consultor de políticas públicas da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, Ciências e Cultura. Foi professor de Ética e Legislação no Jornalismo. Trabalhou em O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Agência Estado e Rede Globo, entre outros.

ANA CARLA FONSECA REIS é Administradora Pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; Economista, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo; com MBA pela Fundação Dom Cabral e Doutora em Urbanismo pela USP . Liderou por 15 anos projetos regionais e globais de marketing e gestão do conhecimento de multinacionais, na América Latina, em Londres e Milão.

CARLOS NEPOMUCENO é Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Jornalista e consultor especializado em Redes Humanas, com especialização no mundo Web, desde 1995. É pesquisador dos efeitos da Ruptura 2.0 e procura ajudar a sociedade a lidar melhor com essa passagem. Professor do MBA de Gestão de Conhecimento da UFRJ, da Pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing Digital do curso de Gestão Estratégia de Marketing Digital da Faculdade Hélio Alonso e em Mídias Digitais no Senac/RJ.

GIL GIARDELLI é especialista no Mundo.com, com 12 anos de experiência na Era Digital. Seu trabalho acadêmico é baseado na Sociedade Imediatista, Economia Criativa e na era da democracia das mídias sociais. Professor nos cursos de Pós-Graduação e MBA na ESPM e CEO da Gaia Creative, empresa em que implementa Inteligência de Mídias Sociais, Economia Colaborativa e gestão do conhecimento para empresas como BMW, Fundação Roberto Marinho, Grupo CCR, SEBRAE, MINI, Grupo Cruzeiro do Sul, entre outras. É fundador de outras cinco empresas da Era Digital.

LEONARDO BRANT estudou Comunicação e especialização em Comunicação Política na Faculdade Cásper Líbero e Filosofia na Universidade de São Paulo e Associação Palas Athena. É pesquisador e consultor renomado nas áreas de mídia e convergência, com forte presença nas redes sociais e culturais. Autor do livro O Poder da Cultura e editor do site Cultura e Mercado. Foi diretor da revista Imprensa e vice-presidente da International Network for Cultural Diversity. Fundou e presidiu o Instituto Pensarte.. Fundou o Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura (CEMEC). E foi condecorado com a medalha de vermeil pela Academia de Artes Ciências e Letras da França.

Link-se:

CBDL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>