TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

4

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Convocatória VIDA 14.0 – Concurso Internacional de Arte e Vida Artificial

Escrito por , Postado em Concursos, Destacadas, Eventos

convocatoria_vida14

Em um momento em que a noção de vida se situa de novo em um terreno incerto, um amplo leque de iniciativas artísticas se reúnem para ilustrar e investigar este fenômeno, examinando o impacto na consciência coletiva e o modo no qual se manifesta no pensamento cultural, tecnológico e social.

Na última década VIDA vem resumindo, em um mesmo espaço, projetos interdisciplinares que respondem a essa situação. A partir de estratégias formais que desafiam os limites entre as práticas existentes, esses projetos oferecem novos modos de pensar acerca do que entendemos por vida e por vida artificial.

A Fundação Telefônica convoca VIDA 14.0 – Concurso Internacional Arte e Vida Artificial, que, durante os últimos catorze anos, vem premiando projetos artísticos desenvolvidos com meios tecnológicos que oferecem questões inovadoras para a investigação sobre a vida artificial.

Pode tratar-se de projetos baseados em sistemas que emulam, imitam ou especulam sobre a noção de vida através das investigações e as tecnologias atuais. Esses sistemas podem apresentar atributos de agência e autonomia, que mostrem um comportamento próprio, que sejam dinâmicos, reajam a seu entorno e evoluam. Trata-se de que questionem as fronteiras entre o vivo e o não vivo, entre a vida sintética e a vida orgânica.

Como em anos anteriores, a convocatória se dá para duas modalidades:

- projetos finalizados

Nesta modalidade, VIDA 14.0 premia projetos artísticos de vida artificial desenvolvidos após 2010. São destinados um totl de 40.000 euros para os três projetos selecionados pelo júri.

 . Primeiro prêmio: 18.000 euros

 . Segundo prêmio: 14.000 euros

 . Terceiro prêmio: 8.000 euros

Além disso, serão outorgado sete menções honrosas a projetos selecionados pelo júri entre os finalistas.

- Incentivos à produção

Nesta modalidade, VIDA 14.0 ajuda a financiar projetos artísticos de vida artificial que ainda não tenham sido realizados. Destina-se a criadores que tenham a nacionalidade ou residam em qualquer dos países que compreendam Iberoamérica, Espanha e Portugal. Esta modalidade tem uma dotação total de 40.000 euros, que se distribuirão entre os projetos selecionados.

Datas

Prazo de entrega dos projetos: de 23 de abril a 30 de julho de 2012

O prazo de apresentação de projetos finalizará o dia 30 de julho de 2012, às 24.00h (fuso horário peninsular espanhol).

Júri

Os trabalhos apresentados serão analisados por um júri internacional constituído por Mónica Bello Bugallo (Espanha), Jens Hauser (Francia), Martin Kaltenbrunner (Áustria), Karla Jasso (México), Sally Jane Norman (Nova Zelândia/França), Nell Tenhaaf (Canadá) e Francisco Serrano, Diretor Geral de Fundação Telefônica.

Consultas

Em caso de dúvidas, o artista/criador pode entrar em contato por e-mail com a direção: vida@telefonica.es.

Link do site: http://www.fundacion.telefonica.com/es/que_hacemos/conocimiento/concursos/certamen_vida/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>