TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

23

março 2012

0

COMENTÁRIOS

CORTAR O MAL PELA RAÍZ – Ativismo criativo contra a crise européia

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos

Protesto de estudantes em Valência/Espanha - Divulgação

A crise na Europa, que afeta os países da chamada zona do euro desde 2008, trouxe grandes mudanças na economia, na sociedade e na política européia. Uma das  consequências mais graves resultantes da crise foi o aumento do número de desempregados principalmente na Itália, na Grécia, em Portugal e na Espanha.

Somente neste início de 2012 , as províncias espanholas contabilizaram um total de  23%* de pessoas desempregadas. A desaceleração  econômica e o decréscimo da qualidade de vida dos espanhóis preocupou seus governantes e os obrigou a aplicar uma política de recortes drásticos que afetaram a educação, a ciência, os transportes, dentre outros setores.

Foram cortadas verbas para ciência, universidades, aumentaram o preço do transporte público e muitos profesores e funcionarios públicos perderam seus postos de trabalho ou tiveram suas cargas horárias semanais aumentadas.

As medidas aplicadas pelo atual governo espanhol descontentou a população que foi as ruas protestar por seus direitos.

 

Em meio a este contexto, os artistas espanhóis do coletivo Enmedio, com sede em Barcelona,  decidiram lutar contra a crise através de uma semana de ativismo criativo. Chamada pelo coletivo de “Como acabar com o mal”, a intenção da ação é a de reunir pessoas em prol da reflexão sobre a atual sitação econômica e as políticas de recortes adotadas pelo governo da Espanha. Para isso, organizaram uma semana de atividades intensivas que se mesclam entre oficinas práticas, palestras e ações urbanas.

Cartaz de divulgação

A ação que irá  do dia 27 a 31de março de 2012, em Barcelona, é de caráter independente e foi organizada e financiada por um conjunto de colaboradores que se dividiram para divulgar, arrecadar fundos, convidar artistas, estocar materiais para as oficinas, dentre outras atividades.  A arrecadação de verba para as atividades da semana foi voluntária e feita através de um sistema de transferencia eletrônica disponibilizada no site do coletivo espanhol. Todo dinheiro arrecadado será utilizado para pagar refeições, passagens e hospedagens dos artistas participantes além de cubrir todos os gastos das atividades oferecidas. Todas as palestras e oficinas serão gratuitas e poderão ser frequentadas por qualquer pessoa interessada.

O Enmedio é um coletivo conhecido internacionalmente por suas ações criativas e ativistas, dentre seus principais projetos estão o Yomango, Pret a Revolter, Forumatón e New Kids on the Black Block.  O objetivo de suas propostas é proporcionar ações de cunho coletivo onde pessoas que compartilham dos mesmos ideiais se juntam em prol da troca de experiências,  de intercâmbio de conhecimento ou simplesmente por passarem um bom momento com outras pessoas.

Segundo o coletivo o cenário no qual se desenvolve a comunicação mudou e a nova estrutura comunicacional da sociedade pode ser chamada de “sociedades conectadas”. Neste tipo de formação social as relações são frágeis e ambivalentes. As pessoas não só  adaptam as novas tecnologías e suas condições e a seus intereses pessoais como também se convertem em produtores de serviços e conteúdos. É necessário aproveitar este tipo de agregação social momentánea para criar estratégias criativas eficientes que podem conscientizar as pessoas quanto a sua realidade cotidiana.

Para o coletivo este tipo de formação social proporciona uma capacidade imaginativa interconectada que pode promover novas formas de intervenção social através de ações ativistas, artísticas e criativas.

Ponha-se também Enmedio!

Mais informações e a programação da semana “Como acabar con el mal” em:

- Como acabar con el mal:

http://comoacabarconelmal.net/

- Enmedio:

http://www.enmedio.info/

http://www.facebook.com/enmediocolectivo

* OCDE 2012

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>