TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

1

agosto 2012

0

COMENTÁRIOS

Diálogos Estéticos: arte e som – com Claudio Bueno e Wilson Sukorski

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos

Eletronika Vivo Arte Mov 2010

São Paulo (SP) – O Paço das Artes promove a série de encontros sobre arte contemporânea Diálogos Estéticos pelo terceiro ano. São sete encontros a cada edição, todos gratuitos. Os debates visam ampliar a compreensão de valores da produção contemporânea em alguns de seus diferentes aspectos, mostrando as intersecções com outras áreas do saber. Críticos de arte, professores, educadores e artistas dividem a mesa para expor seus pontos de vista e discutir a questão da difusão e da recepção da arte contemporânea.

No dia 02 de agosto, às 19h30, o Paço das Artes recebe os artistas Claudio Bueno e Wilson Sukorski para o quarto encontro da série Diálogos Estéticos de 2012, que tem como tema a relação entre arte e som.

Claudio Bueno discutirá as possibilidades de experimentações sonoras site-specific envolvendo a criação coletiva e o espaço público. Como referência à fala, será abordada a sua última série de trabalhos, intitulada Monumentos sonoros. Tratam-se de instalações sonoras geolocalizadas, que reescrevem de maneira poética, ficcional e/ou critica a memória e a história das cidades.

Já o discurso de Sukorsi partirá do princípio de que vivemos um tempo de over-sonorização, de poderosos produtores de ruído e alarmes altissonantes que resultam em um grande barulho, onde ouvir e perceber são cada vez mais uma experiência rara, quase mística. O artista fará a abordagem de dois vetores básicos: um relacionado à acústica ambiental e outro relacionado ao suporte que o sonoro oferece ao musical, onde pretende fazer uma reflexão atualizada.

Claudio Bueno é artista, doutorando em artes visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professor do Istituto Europeo di Design (IED). Por meio de performances e instalações, seus trabalhos articulam principalmente noções de espaço, corpo, participação, redes e informação.

Wilson Sukorski é compositor, músico, performer multimídia, designer, construtor de instrumentos musicais inusitados e pesquisador de  áudio digital. Realiza pesquisas relacionadas à instrumentos virtuais e automáticos, instalações sonoras, concertos via streaming, acústica subaquática, entre outros.

Serviço:

Diálogos Estéticos | Arte e som

Dia 02 de agosto, quinta-feira, às 19h30
Grátis
Inscrições pelo telefone (11) 3814-4832 ou mediante envio de e-mail para educativo@pacodasartes.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>