TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

9

novembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Diálogos Estéticos: arte, subjetividade e experiência

Escrito por , Postado em Cursos, Destacadas, Encontros, Eventos

Caminhando_1963_lygia-clark

O Paço das Artes promove o último encontro da série de debates Diálogos Estéticos no dia 22 de novembro, quinta-feira, às 19h30.

O programa tem como objetivo ampliar a compreensão de valores da produção contemporânea em alguns de seus diferentes aspectos, mostrando as intersecções com outras áreas do saber.  No encontro do dia 22, os convidados Afonso Luz e Suely Rolnik falam sobre arte, subjetividade e experiência. Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, faz a mediação do encontro.

Caminhando_1963_lygia-clark

Lygia Clark

Caminhando com Lygia Clark pela fita de Moebius, Suely busca tornar sensível uma política do pensamento, do desejo e da subjetividade, presente no Brasil e, mais amplamente, no “Sul-Global”. Tal política, segundo ela, estaria hoje em vias de atualização, injetando o saber do corpo nas veias da modernidade ocidental em crise. Partindo da ideia de que o recalque deste saber é a operação micropolítica fundamental da colonização, e com ela, da fundação da cultura moderna ocidental, Suely sugere que o retorno deste recalcado afirma-se com um ato incontornável de resistência que teria a força de deslocar o estado de coisas em nossa contemporaneidade.

Afonso Luz, por sua vez, fala sobre como o campo da arte contemporânea confunde-se com o do “design de experiência”, fazendo surgir níveis de subjetividade e de relacionamento com a obra de arte que são atravessados pelo campo da moda e da economia criativa em geral, constituindo novos marcos na esfera social de fruição e no meio de valoração da arte como “experiência”, desfazendo horizontes do experimentalismo e da contracultura. Luz propõe pensar trabalhos recentes de Ricardo Basbaum neste campo de potências, de modo a refletir horizontes no presente da arte e perspectivas que mantenham as necessidades de diferenciação e autonomização estética frente uma economia que pretende gerir de forma absoluta a imaterialidade e a inteligência do mundo atual.

Afonso Luz é graduado em filosofia pela FFLCH-USP, é crítico de arte e consultor nas áreas de política cultural, economia criativa, design e moda. Atuou no Ministério da Cultura como diretor de Estudos e como secretário de Políticas Culturais. Foi responsável pela gestão estratégica do Plano Nacional de Cultura e do Sistema Nacional de Indicadores e Informações Culturais. Colaborou no Monumenta — Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura.

Suely Rolnik é psicanalista, crítica de arte e de cultura e curadora, é Professora Titular da PUC-SP na Pós-Graduação de Psicologia Clínica. Membro do corpo docente do Programa de Estudios Independientes (PEI) no Museo d’Art Contemporani de Barcelona (MacBa). Realizadora do Arquivo para uma obra-acontecimento. Projeto de pesquisa e ativação da memória corporal das proposições artísticas de Lygia Clark e seu contexto, no qual realizou 65 filmes de entrevistas em vários países. É autora de mais de 200 ensaios publicados em coletâneas,revistas de arte e de cultura e catálogos de exposições brasileiras e estrangeiras. Tem ampla circulação internacional, por meio de conferências e cursos em museus e universidades.

A atividade é gratuita – para participar, basta se inscrever pelo telefone (11) 3814-4832 ou através do e-mail educativo@pacodasartes.org.br. Quem se inscrever por e-mail deve informar nome completo e telefone para contato

DIÁLOGOS ESTÉTICOS: ARTE, SUBJETIVIDADE E EXPERIÊNCIA

Dia 22 de novembro de 2012, quinta-feira, às 19h30

Atividade gratuita

Inscrições através do telefone (11) 3814-4832 ou pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>