TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

quarta-feira

13

junho 2012

0

COMENTÁRIOS

Divulgada a programação do VI Simpócio Nacional da ABCiber. Confira

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Exibições, Exposições

vi-simposio-abciber

O VI Simpósio Nacional da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura) ocorre, neste ano, entre os dias 6 e 8 de novembro, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. O tema central desta edição do simpósio é o ENTRETENIMENTO DIGITAL.

Programação do VI Simpósio Nacional da ABCiber

06 de novembro de 2012

10h – Conferência de abertura, com a Diretora de Pesquisa da Microsoft Research New England, em Cambridge, Massachussets, Nancy Baym

17h – Painel 1 – Manifestações de Entretenimento na Cibercultura, com Profa. Dra. Simone Pereira (UFF), Profa. Dra. Adriana Amaral (Unisinos), Profa. Dra. Fátima Régis (UERJ), Prof. Dr. Alex Primo (UFRGS) e Prof. Dr. Fábio Fernandes (PUCSP)

07 de novembro de 2012

10h-12h – Panorama Atual da Indústria de Jogos Digitais com Valmor Pedretti (Coletivo 433). Mediação: Prof. Dr. Marsal Branco

17h – Painel 2 – Cibercultura: Epistemologia, Vigilância, Ativismo e Mobilidade, com Prof. Dra. Diana Domingues (Capes/CNPq/UnB), Profa. Dra. Fernanda Bruno (UFRJ), Prof. Dr. André Lemos (UFBA), Prof. Dr. Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC) e Prof. Dr. Erick Felinto (UERJ)

08 de novembro de 2012

9h-12h – Oficinas e mesas temáticas

Também estão abertas as inscrições para envio de trabalhos. Podem ser enviadas propostas para apresentação de artigos científicos, mesas temáticas e workshops. Além disso, também é possível participar da exposição enviando propostas em ciberarte de artistas, pesquisadores, grupos e coletivos de arte e cultura digital.

Envio de trabalhos para o VI Simpósio Nacional da ABCiber – até 30 de julho de 2012

Instruções para envio de trabalhos

A submissão de trabalhos deve ser feita no ato da inscrição, sendo que a data final de submissão de trabalhos é 30/07/12. A partir desta data, o cadastramento como autor estará suspenso no sistema de inscrições.

A data final da divulgação dos trabalhos aprovados é 23/08/12. Os autores com trabalhos aprovados devem fazer o pagamento da taxa de inscrição até 31/08/12, impreterivelmente.

No ato da inscrição, os interessados deverão submeter o trabalho para avaliação, conforme segue:

A submissão de trabalhos deverá ser realizada sob forma de postagem de arquivo conforme modelo padrão de cada modalidade de participação, utilizando o sistema de envio automático de inscrições da Universidade Feevale.

Cronograma de submissão e análise das propostas para o VI Simpósio Nacional da ABCiber:

Envio de propostas: até dia 30/07/2012
Avaliação: de 06/08/2012 a 20/08/2012
Comunicação de aceites: 23/08/2012

As submissões de trabalho devem obedecer às seguintes diretrizes:

Os artigos científicos e as proposições de mesas temáticas devem ser inéditos, não tendo sido publicados ainda, nem estando em consideração para publicação. Os artigos científicos devem ter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas.
O arquivo de submissão deve estar, preferencialmente, no formato .RTF, sendo admitidos os formatos OpenOffice (.doc) e Microsoft Word (.doc e.docx). Os artigos e as proposta devem apresentar correção textual e uso adequado da língua formal e coloquial.
Todas as URLs nos textos (ex.: http://pkp.sfu.ca) devem estar ativas e prontas para clicar. O material multimídia (vídeos e imagens) deve ser postado através de plataformas de hospedagem como Flickr, Youtube, Vimeo ou similares, inseridos no texto como links ativos.
O texto deve seguir as seguintes normas: espaço 1,5 entre as linhas; fonte Times New Roman, de 12 pontos; emprego do itálico em vez de sublinhado para destaque (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas inseridas no texto, no lugar devido; subtítulos em negrito, com separação por 2 espaços 1,5; redação seguindo as normas da ABNT.
Artigo e mesas temáticas devem conter resumos, sendo de 5 a 10 linhas (máximo de 200 palavras), além de conter de 3 a 5 palavras-chave.
Como autor principal, pode-se submeter apenas uma proposta. Outras poderão ser submetidas pelo mesmo autor desde que em regime de coautoria.
Uma mesma proposta não pode ser submetida em mais de um eixo temático.

Eixos temáticos

Os trabalhos submetidos ao VI Simpósio da ABCiber devem estar inseridos em um dos 8 (oito) eixos temáticos seguintes:

  1. Educação, Processos de Aprendizagem e Cognição
  2. Jornalismo, Mídia livre e Arquiteturas da Informação
  3. Comunicação Corporativa e Práticas de Produção e Consumo Online
  4. Política, Inclusão Digital e Ciberativismo
  5. Entretenimento Digital
  6. Processos e Estéticas em Arte Digital
  7. Redes sociais na Internet e Sociabilidade online
  8. Imaginário Tecnológico e Subjetividades

Modalidades de Participação

São 4 (quatro) os tipos de propostas que os autores podem submeter ao VI Simpósio Nacional ABCiber – 2012:

Artigos científicos: Textos acadêmicos concentrados em torno dos eixos temáticos. O artigo deverá ter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas (digitado em Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas 1,5). Use o modelo padrão de artigo científico. A submissão do artigo deve ser feita juntamente com a inscrição. (Ver modelo de artigo)

Mesas temáticas: Mesa sobre tema concernente à Cibercultura, respeitando os eixos temáticos, com a participação de no máximo 3 pesquisadores – incluindo o proponente, que será o coordenador da mesa. A duração dos trabalhos da mesa temática não poderá ultrapassar 150 minutos, incluindo apresentação, exposições e debate. Use o modelo padrão de proposta de mesa. A submissão da proposta de mesa deve ser feita juntamente com a inscrição. (Ver modelo de mesa temática)
Oficina (Workshop): Oficinas, com duração de quatro e oito horas, obedecendo aos eixos temáticos. Seguindo o modelo padrão de proposta de oficinas, a proposta deve conter: título, objetivos, público-alvo, metodologia, programa e duração. O transporte, a montagem e os materiais necessários são de responsabilidade exclusiva do proponente. Use o modelo padrão de proposta de oficina. A submissão da proposta de oficina deve ser feita juntamente com a inscrição. (Ver modelo de oficina)

Exposição: Exposição de propostas em Ciberarte de artistas, pesquisadores, ativistas, grupos e coletivos de arte e cultura digital, que atravessem os eixos temáticos do simpósio e que envolvam linguagens como instalação, videoarte, performance, música e fotografia, inseridas no contexto da Webarte, Gamearte ou Netarte, previstas para serem acessadas durante a duração do simpósio. Os artistas deverão apresentar memorial descritivo contendo: 1) título; 2) nome do artista; 3) mini-currículo do artista; 4) conceito; 5) detalhes de produção; 6) link para vídeo contendo a proposta. Os proponentes são responsáveis pela produção (material, infraestrutura, pessoal, etc.). Instruções mais detalhadas no modelo padrão de proposta. Use o modelo padrão de proposta de projeto de exposição. A submissão da proposta de exposição deve ser feita juntamente com a inscrição. (Ver modelo de exposição)

Confira o regulamento

- Mais informações no site do evento: ABCiber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>