TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

11

dezembro 2012

0

COMENTÁRIOS

Em streaming: Seminário Cultura Digital – Cartografias Colaborativas

Escrito por , Postado em Destacadas, Encontros, Eventos, Transmissão ao vivo

cartografias webdoc graffitti

cartografias webdoc graffittiDesde ontem (10 dez) e até amanhã (12 dez) ocorre, no Museu Nacional de Brasil o Seminário Cultura Digital – Cartografias Colaborativas. O projeto busca identificar projetos esponâneo ou com apoio de órgãos ou entidades púbicas que trabalhem com o mapeamento colaborativo.

O objeto do projeto “Cartografia Colaborativa” é “conhecer, divulgar e facilitar a integração dos projetos de mapeamento colaborativo que vêm surgindo pelas cidades do Brasil ao SNIIC, de forma que possamos impulsionar ações distribuídas de registro da cultura brasileira pelo mundo. Por isso, a proposta para a organização do evento é que, introdutoriamente, seja realizada uma apresentação do SNIIC.”.

O evento, com transmissão ao vivo através do blog Cartografias Colaborativas, apresenta hoje os projetos:

- Cultura + Digital = Alquimídia (http://alquimidia.org) – Articulando a produção cultural em Santa Catarina.

- Arte Fora do Museu (http://www.arteforadomuseu.com.br/) – Visibilidade para as obras de arte que estão nas ruas.

- CulturaEduca (http://culturaeduca.cc/) – Mapeando e potencializando territórios criativos (Instituto Lidas).

- Arquigrafia (http://www.arquigrafia.org.br/) – Ambiente colaborativo para a visualização, interação e compartilhamento de imagens digitais de arquitetura.

- Mapas de Vista (http://mapasdevista.hacklab.com.br/) – Tema/plugin para WordPress que permite a criação e distribuição de mapas na web (HackLab).

- Mapa da Cachaça (http://www.mapadacachaca.com.br/) – Projeto colaborativo multimídia para a valorização da cachaça como patrimônio cultural brasileiro

E, na quarta-feira (12 dez), é possível conhecer os projetos:

- Mapa da Inclusão Digital de Santarém (http://puraque.org.br/escolas) – Metodologia de articulação com escolas públicas municipais da zona urbana e rural, telecentros e infocentros.

- PortoAlegre.cc (http://portoalegre.cc/) – Concretiza o conceito de WikiCidade, que busca permitir a discussão histórica, o presente e o futuro de territórios específicos.

- Rota dos Baobás (http://mapa.mocambos.net/) – Sistema de acompanhamento e gestão de projetos, com atenção especial ao território em comunidades rurais.

- Webdoc Graffiti (http://www.webdocgraffiti.com.br/) – Plataforma interativa que narra a trajetória do graffiti em São Paulo.

- Mootiro Mapas (http://maps.mootiro.org/) – Aplicação livre que permite o mapeamento colaborativo de comunidades, organizações, necessidades, recursos e investimentos de um determinado território.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>