TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

segunda-feira

21

novembro 2011

0

COMENTÁRIOS

I Festival Internacional de Stop Motion do Brasil acontecerá em novembro, no Recife

Escrito por , Postado em Encontros, Exibições, Festival

stop-motion-recife-01

Finalmente admiradores, estudiosos e realizadores de animação em Stop Motion passam a contar, no Brasil, com um festival internacional voltado, exclusivamente, para essa técnica centenária de audiovisual.

Este ano, de 22 e 27 de novembro de 2011, Pernambuco sediará o Brasil Stop Motion 2011 – I Festival Internacional de Stop Motion do Brasil, sediado no Recife. Além de mostra competitiva e de filmes convidados de vários países, o festival promoverá oficinas, master classes e palestras com profissionais e acadêmicos do país e do exterior.

Trata-se de uma oportunidade ímpar para os admiradores do Stop motion que tem sua história conectada aos primórdios da fotografia e do cinema.

Locais:
Mostras: Cinema São Luiz
Oficinas, master classes e mesas-redondas: Universidade Católica de Pernambuco

O que é Stop Motion?

A animação em Stop Motion se define pelo movimento obtido com objetos tridimensionais ou figuras vivas, captados quadro a quadro, criando uma sequência de animação.

A história do Stop Motion remonta aos primórdios da fotografia e do cinema com as experiências do fotógrafo inglês Eadweard Mybridge, conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para captar o movimento e por ser o inventor do zoopraxiscópio – equipamento usado para dar movimento aos seus retratos.

O mágico e ilusionista francês George Mélies também viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequencia aos seus truques misteriosos que encantavam a todos. A partir da técnica do Stop Motion ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica. Ao longo do século XX a técnica foi sendo desenvolvida e aprimorada por diversos diretores de cinema e durante muito tempo foi a base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros, pois como ainda não existia toda esta tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de um computador, os cineastas recorriam à movimentação quadro a quadro.

O Stop Motion, ainda que usando recursos de efeitos especiais, utiliza os princípios básicos da fotografia. Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, provocando, assim, ideia de movimento.

Para maiores informações acesse o site do evento.

Link-se:

- Brasil Stop Motion 2011 – I Festival Internacional de Stop Motion do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>