TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

sexta-feira

9

setembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Ensaios de Geopoética: 8ª Bienal do Mercosul começa neste sábado

Escrito por , Postado em Bienal, Eventos

8ª-bienal-do-mercosur

A 8ª Bienal do Mercosul abre suas portas no próximo final de semana. Conhecida como um dos principais eventos de arte contemporânea da América Latina, a Bienal do Mercosul estará em cartaz de 10 de setembro a 15 de novembro, em Porto Alegre/RS.

O final de semana de abertura traz uma intensa programação com início na sexta-feira, 09 de setembro, com a realização da Cerimônia Oficial de Abertura, às 18h30, no Cais do Porto. A cerimônia é aberta ao público e vai contar com a presença de autoridades, diretores de instituições culturais nacionais e estrangeiras, colecionadores, artistas e curadores. Após a cerimônia, às 19h30, o coletivo coreano-americano YOUNG HAE CHANG HEAVY INDUSTRIES apresenta a performance The Immigrant as a Geopoet (O imigrante como Geopoeta). Os artistas são conhecidos por seus textos animados em Flash e acompanhados por jazz, usualmente composto e interpretado por eles mesmos. As obras de Young-Hae Chang Heavy Industries têm uma estrutura narrativa e exigem que o visitante – como em um filme – permaneça até o final, dado que são pequenas histórias poéticas sobre a vida, que envolvem decisões de ética, moral e política, narradas com sutil humor e muito sarcasmo. O vídeo tem duração de 55 minutos.

No sábado, 10 de setembro, das 13h às 19h, ocorre o Seminário Internacional Ensaios de Geopoética, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101 – 1º Andar). Com um formato que mescla conferências e performances, o seminário debate as questões abordadas no projeto curatorial da 8ª edição, apresentando diferentes perspectivas sobre geopolítica, territorialidade, fronteiras, nação e representação simbólica dos países. Artistas, pensadores, cientistas políticos, fundadores de micronações reais e fictícias, curadores e líderes comunitários de várias partes do mundo estarão reunidos no seminário para debater essas questões. A artista española Cristina Lucas, o presidente da Associação Comunitária Rosa Osório Marques – Quilombo Morro Alto, Wilson Marques da Rosa, o antropólogo argentino, radicado no México, Néstor García Canclini, e a professora Maria Adélia de Souza, catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon são alguns dos convidados. As vagas estão esgotadas, mas o evento terá transmissão simultânea através do link: mms://pwvideo1.procempa.com.br:8080/seminario.

Após o Seminário, às 19h30, o coletivo Anarquia da Fantasia, apresenta-se na Casa M. Os artistas Bruno Villela, Gabriel Di Pierro e Pedro Palhares realizam intervenções sonoras com o uso de laptops e instrumentos diversos. Através de manipulações, os artistas desconstroem músicas de outros compositores, trechos de entrevistas, filmes e materiais próprios para construir, com base em improvisações, cenários de acordo com um tema ou proposta específica.

No domingo, dia 11, três artistas e coletivos apresentam performances especialmente criadas para a 8ª Bienal do Mercosul. Às 11h, o finlandês Oliver Kochta-Kalleinen comanda o Coro de Queixas de Teutônia, que se apresenta na Escadaria da Rua João Manoel, em frente à Casa M. Com música composta a partir de reclamações dos próprios moradores da cidade, o Coro é formado por cerca de 30 integrantes e tem arranjo e regência do professor de música Lucas Brolese. O projeto The Complaints Choir (O Coro de Queixas) foi criado pelos artistas Tellervo Kalleinen e Oliver Kochta-Kalleinen em Birmingham/Reino Unido, em 2005. Desde então, criaram 24 coros em diversas cidades do mundo. O Coro de Queixas de Teutônia faz parte do projeto Cadernos de Viagem e é o primeiro organizado pela dupla na América Latina. O Coro faz mais uma apresentação no mesmo dia, às 18h, no Cais do Porto.

Ao meio dia, é a vez de Beatriz Santiago Muñoz, artista porto-riquenha que produziu uma obra em colaboração com a comunidade de Caxias do Sul. Em formato audiovisual, a obra intitulada Folc-Industrial mescla cenas de trabalhadores de indústrias de Caxias com uma improvisação de cinco músicos da cidade. A performance que será apresentada consiste na projeção do vídeo enquanto cinco músicos caxienses dialogam com a imagem através da improvisação sonora. O evento acontece no Armazém A7 do Cais do Porto, dentro da mostra Cadernos de Viagem.

Às 15h, no Parque da Redenção, acontece a performance The Speech of the Swans (O discurso dos cisnes), organizada pelos artistas Jon Rubin & Dawn Weleski. Sósias do presidente dos EUA, Barack Obama, e do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vão passear de pedalinho com o público no Lago da Redenção, discutindo temas políticos. A obra é um projeto de participação, desenhado especificamente para Porto Alegre e que conjuga características performáticas e políticas, utilidade e ócio, realidade e ficção, com o fim de explorar as formas como líderes políticos e mandatários são capazes de encarnar ideologias e criar, inclusive, mitologias em torno de suas figuras. A performance tem reapresentações aos domingos, nos dias 18 e 25 de setembro e 10 de outubro, às 16h.

8ª Bienal do Mercosul

Sob o título Ensaios de Geopoética, a 8ª edição da Bienal trata da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reúne 105 artistas de 31 países que desenvolvem obras relevantes para discutir noções de país, nação, identidade, território, mapeamento e fronteira sob os aspectos geográficos, políticos e culturais. O projeto curatorial está composto por sete grandes ações, abordadas por meio de estratégias expositivas e ativadoras: Casa M, Cadernos de Viagem, Continentes, Além Fronteiras, Cidade Não Vista, Geopoéticas e uma exposição do artista homenageado Eugenio Dittborn. Os espaços expositivos que irão receber as mostras da Bienal são os Armazéns do Cais do Porto, o Santander Cultural, o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul e diversos espaços da capital e de outras cidades do RS.

8ª Bienal do Mercosul – final de semana de abertura – eventos

Data: 9 de setembro

Tema: Continentes /  Abertura Bienal

Evento: Início atividades Sala Dobradiça – Planta Alta / Cerimônia oficial e Performance do coletivo YOUNG HAE CHANG HEAVY INDUSTRIES

Horário: Até 30 de setembro / A partir das 18h30min

Locais, Endereços e Observações: Sala Dobradiça / Cais do Porto

Cidade: Santa Maria / Porto Alegre

Data: 10 de setembro

Tema: Seminário Internacional / Abertura Bienal / Show

Evento: Ensaios de Geopoética / Abertura para o público / Intervenções sonoras do coletivo Anarquia da Fantasia

Horário: Das 13h às 19h / Das 09h às 21h, até 15 de novembro / 20h

Locais, Endereços e Observações: Auditório Dante Barone – Assembléia Legislativa / Cais do Porto, MARGS, Santander, Cidade Não Vista e Casa M / Casa M

Cidade: Porto Alegre

Data: 11 de setembro

Tema: Cadernos de Viagem / Cadernos de Viagem / Geopoéticas

Evento: Coro de Queixas de Teutônia Performance organizada pelos artistas Kochta&Kalleinen / Folc-Industrial Performance organizada pela artista Beatriz Santiago Muñoz / The Speech of the Swans – O discurso dos cisnes Performance organizada pelos artistas Jon Rubin & Dawn Weleski / Cadernos de Viagem / Coro de Queixas de Teutônia Performance organizada pelos artistas Kochta&Kalleinen

Horário: 11h / 12h / 15h / 18h

Locais, Endereços e Observações: Escadaria da Rua João Manoel, em frente à Casa M / Cais do Porto / Lago do Parque da Redenção / Cais do Porto

Cidade: Porto Alegre

8ª Bienal do Mercosul – informações gerais

Cerimônia oficial de abertura: 09 de setembro de 2011

Período: 10 de setembro a 15 de novembro de 2011

Todos os dias da semana, das 09h às 21h, com entrada franca

Porto Alegre, RS, Brasil

Acesse www.bienalmercosul.art.br para acompanhar as novidades do projeto.

Leia o blog dos curadores e acompanhe o dia-a-dia da concepção e produção do evento: www.bienalmercosul.art.br/blog.

Siga a Bienal no twitter e no facebook: http://twitter.com/bienalmercosul e www.facebook.com/bienaldomercosul.

* Texto de divulgação da 8ª Bienal do Mercosul começa neste sábado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>