TecnoArteNews

Notícias sobre cultura e arte contemporânea

terça-feira

13

dezembro 2011

0

COMENTÁRIOS

Escultura Aventura – Arte que (quase) se move, no Museu de Arte Contemporânea

Escrito por , Postado em Eventos, Exibições, Exposições

alexander-calder

O título da mostra, Escultura Aventura – Arte que (quase) se move, alude à aventura que o visitante vai encontrar, como uma experiência divertida e curiosa, que envolve o ver (esculturas) e o ler (legendas e textos), presentes na exposição, assim como o imaginar e o inventar, com o escrever (frases e poemas) e o desenhar (projetos de novas esculturas), usando para isso a mesa-ateliê instalada no próprio espaço.

Escultura Aventura – Arte que (quase) se move

Kátia Canton

A ideia foi criar uma exposição lúdica, pensada para grupos de escolas e famílias — crianças e adultos — que ali podem interagir e complementar seus saberes.

Pensamos que uma visita ao museu pode ser uma experiência criativa, que vai além do simples observar obras de arte.

O título da mostra alude à aventura, como experiência divertida e curiosa, que envolve o ver (esculturas) e o ler (legendas e textos), presentes na exposição, assim como também o imaginar e o inventar, com o escrever (frases e poemas), o desenhar (projetos de novas esculturas), usando para isso a mesa-ateliê instalada no próprio espaço.

Ao mesmo tempo em que proporciona essa relação criativa, divertida e íntima com a arte, a exposição também oferece uma coleção das mais importanes esculturas que compõem o acervo do MAC USP. Ali, os visitantes terão a chance de ver de perto obras de Boccioni, Calder, Soto, Waldemar Cordeiro, Mary Vieira, Franz Weissmann, Barrão, Carratu e Luiz Hermano.

Em comum, essas importantes obras têm a potência de movimento. A partir do móbile de Calder, passando por um homem prestes a marchar, em Formas Únicas de Continuidade no Espaço, de Umberto Boccioni, chegando numa mala (José Carratu), numa escada apoiada com carrinhos (Barrão) e num pião (Luiz Hermano), o espaço parece querer se mexer.

São dez esculturas, uma variedade de textos, com questões e sugestões de atividades, além de um ateilê lúdico in loco.

Serviço:

Museu de Arte Contemporânea USP – Ibirapuera

Pavilhão Ciccillo Matarazzo 3º piso – Parque Ibirapuera, São Paulo

Data: até 29 de janeiro de 2012

www.mac.usp.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>